Inicio | Igreja | Atividades para jovens católicos algarvios foram apresentadas em Loulé

Atividades para jovens católicos algarvios foram apresentadas em Loulé

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

O Sector da Pastoral Juvenil, o Secretariado da Pastoral Vocacional, o Movimento dos Convívios Fraternos e o Centro Diocesano de Acólitos da Igreja Católica algarvia reuniram-se na passada terça-feira à noite com cerca de 30 responsáveis dos grupos paroquiais de jovens (animadores) e catequistas a partir do 10º ano de catequese para apresentarem o seu programa de atividades (ver abaixo) para o presente ano pastoral 2016/2017.

Estes organismos e movimentos da Diocese do Algarve que têm como destinatários da sua ação pastoral jovens com idade superior a 16 anos voltaram a apresentar um plano de trabalho comum, tal como tem acontecido nos últimos anos, este ano inspirado no tema de diocese “Chamados, com Maria, a ser discípulos e testemunhas do Evangelho da Alegria e do Amor”.

O plano de atividades, que foi apresentado no Centro Paroquial de Loulé, inclui como atividades principais para os jovens, não só a Jornada Diocesana da Juventude (nos dias 7 e 8 de abril de 2017), mas também o Fátima Jovem 2017, a Peregrinação Nacional dos Jovens a Fátima, que coincidirá com a visita do papa Francisco a Fátima nos dias 12 e 13 de maio.

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

O bispo do Algarve, presente no encontro de terça-feira, lembrou que a diocese este ano privilegiará a Pastoral Familiar, a Pastoral Juvenil e a Pastoral Vocacional e exortou a que se aproveite as sinergias dos diversos sectores que trabalham com jovens e que se divulguem as atividades para os jovens para além do âmbito juvenil, dando-as a conhecer a toda a diocese.

D. Manuel Quintas desejou que haja em cada paróquia pessoas que se responsabilizem por este sector da juventude que disse querer “acompanhar de perto” e deixou uma “palavra de estímulo” àqueles a quem pediu o serviço de coordenação na diocese ao nível da Pastoral Juvenil, da Pastoral Vocacional, do Centro Diocesanos de Acólitos e dos Convívios Fraternos.

O prelado lembrou que uma das propostas do Programa Pastoral para este ano é que ninguém se crisme sem fazer um retiro, explicando que esta “exigência” já acontece em várias paróquias do Algarve, como também noutras dioceses.

O padre Nelson Rodrigues, nomeado pelo bispo diocesano como diretor do Secretariado Diocesano da Pastoral Vocacional (SDPV) e assistente do Sector Diocesano da Pastoral Juvenil (SDPJ), explicou relativamente ao primeiro serviço que a sua prioridade, “mais do que programar, é estruturar este sector tão importante” na Igreja do Algarve.

Foto © Samuel Mendonça
Foto © Samuel Mendonça

Aquele responsável acrescentou que uma nova equipa da Pastoral Vocacional está a ser constituída e que, a nível diocesano, será apoiada a Semana dos Seminários (6 a 13 de novembro de 2016) e valorizada a Semana de Oração pela Vocações Consagradas (30 de abril a 7 de maio de 2017). Concretamente sobre esta semana, o padre Nelson Rodrigues informou que a vigília de encerramento será de âmbito diocesano, no contexto da celebração do Dia Diocesano do Acólito (5 e 6 de maio de 2017), mas a de abertura realizar-se-á em cada paróquia com um guião facultado pelo SDPV “para que não haja no espaço de uma semana duas vigílias diocesanas”.

O padre Nelson Rodrigues referiu ainda a intenção do SDPV realizar uma ação de formação para todos os agentes paroquiais e vicariais da Pastoral Vocacional sobre o funcionamento desta nas paróquias.

A nível vicarial pediu um esforço de constituição de equipas vicariais onde ainda não existam e desejou que estas sejam responsáveis por dinamizar o Dia Vicarial da Vocação que deverá realizar-se no dia 14 de janeiro de 2017 para catequizandos a partir do 9º ano de catequese. Aquele responsável anunciou ainda que os encontros vicariais deverão manter-se em datas a anunciar.

A nível paroquial desejou que exista um responsável por aquele setor e, se possível, uma equipa.

Relativamente ao SDPJ, acrescentou-se ainda a intenção das visitas aos grupos paroquiais de jovens tal como aconteceu no último ano.

Programa 2016/2017

Outubro

04 – Apresentação das atividades para a juventude algarvia – Loulé

14 – Vigília vocacional – Lagoa, 21h

15 – Celebração dos votos perpétuos da Ir. Cristina Silva, Carmelita missionária – Lagoa, 16h

15 – Encontro dos responsáveis dos acólitos – S. Lourenço do Palmeiral

19 – Ação de sensibilização dos Leigos para o Desenvolvimento – Faro

20 – Ação de sensibilização dos Leigos para o Desenvolvimento – Portimão

28, 29, 30 e 31 – Convívio Fraterno – Centro Pastoral e Social da Diocese do Algarve (Ferragudo); Encerramento dia 31 – Ferreiras, 21h

30 – Início do Lausperene – Silves, 17h30

Novembro

12 – Encerramento do Lausperene – Olhão, 17h30

19 – XI Festival Diocesano Jovem da Canção de Mensagem – Centro Pastoral de Pêra

26 – Advento Jovem Vicarial

Dezembro

03 – Encontro para novos acólitos (até 15 anos) – Sé de Faro

10 – Festival Nacional Jovem da Canção de Mensagem – Fátima

Janeiro

07 – Jornadas Pastorais – Ferragudo

14 – Dia Vicarial da Vocação

Fevereiro

24,25,26 e 27 – Convívio Fraterno; Encerramento dia 27 – Pereiras, 21h

25 – Dia Desportivo do Acólito – Ferreiras

Março

03 – Via Sacra Jovem Vicarial

18 – Encontro de Acólitos (+ 16 anos)

25 e 26 – Retiro Jovem Diocesano

Abril

07 e 08 – Jornada Diocesana da Juventude – Olhão

28 – Vigília de Oração pelas Vocações (em cada paróquia)

Maio

01 – Peregrinação Nacional dos Acólitos – Fátima

05 e 06 – Dia diocesano do Acólito – Pêra

Vigília de oração pelas Vocações Consagradas (dia 5 à noite)

12 e 13 – Fátima Jovem, no âmbito da vinda do papa Francisco a Fátima

Verifique também

Encontro de formação no Carmelo algarvio desafiou à espiritualidade de Santa Isabel da Trindade

O Centro de Espiritualidade da congregação dos Carmelitas Descalços, sedeado em Avessadas (Marco de Canaveses), …