Breves
Inicio | Cultura | Altares da igreja do Carmo em Faro estão a ser restaurados

Altares da igreja do Carmo em Faro estão a ser restaurados

A igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Faro, está a ser alvo de obras de conservação e restauro nos seus altares.

A intervenção, que está a ser acompanhada pela equipa de conservação e restauro do Museu Municipal de Faro, iniciou-se no final do passado mês de janeiro pelo altar-mor, cujo retábulo do estilo barroco executado pelo mestre Manuel Martins em 1736/37 é o primeiro exemplar do estilo joanino no Algarve.

A talha desempenha, aliás, um papel fundamental na ornamentação da igreja, com exuberantes altares barrocos, salientando-se precisamente o retábulo da capela-mor. Os restantes retábulos são igualmente do século XVIII, destacando-se o da capela de São José, que constitui um bom exemplo da talha rococó no Algarve.

Os trabalhos estão orçados em cerca de 120 mil euros.

A igreja de Nossa Senhora do Carmo de Faro pertence à Ordem Terceira de Nossa Senhora do Monte do Carmo que a mandou construir em 1713, tendo sido concluída em 1719. O projeto inicial coube a um arquiteto carmelita e seguiu o estilo da arquitetura chão.

Após o terramoto de 1755 sofreu uma remodelação que incluiu a reconstrução da fachada e da capela-mor segundo o estilo tardo-barroco.

Verifique também

Arrancam em agosto escavações arqueológicas na cidade romana de Balsa, em Tavira

A antiga cidade romana de Balsa, no concelho de Tavira, vai ser alvo de uma …