Os quase 3.000 peregrinos que escolheram o Algarve para passar esta semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Lisboa, na qual vão participar, foram esta manhã recebidos com uma sessão de boas-vindas nas três cidades que os acolhem.

Em Faro, o bispo do Algarve deu as boas-vindas a todos. “Bem-vindos ao Algarve. É tão bom acolher-vos nesta nossa diocese”, afirmou D. Manuel Quintas, que lhes deixou três desejos. “Primeiro, que durante a vossa presença aqui no Algarve que mostrásseis a todos os algarvios o vosso entusiasmo, a vossa paixão pela pessoa de Cristo; segundo, que semeásseis em todo Algarve a alegria dos jovens que o Papa tanto recomenda; e em terceiro, desfrutai e saboreai estes dias aqui connosco. Não apenas o sol e a praia, o mar, mas, particularmente, as pessoas, os algarvios, que são muito acolhedores, abertos e, por isso, enriquecei-os a todos com o vosso testemunho de jovens”, pediu, na sessão que teve lugar no palco da doca, na baixa da cidade.

Dias_diocese_faro-32
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O bispo diocesano, que apresentou uma breve história da diocese, convidou ainda os jovens a visitar amanhã a sua residência, um dos edifícios históricos e emblemáticos da cidade de Faro. “Amanhã estarei no Paço Episcopal para vos acolher. Gostaria muito que o visitásseis. Sede bem-vindos e obrigado por terdes escolhido o Algarve para vir aqui passar estes dias”, concluiu.

Dias_diocese_faro-32
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Depois da sessão de boas-vindas, decorreram as orações da manhã, que em Loulé tiveram lugar no Parque Municipal junto ao Monumento a Duarte Pacheco e, em Tavira, no anfiteatro junto à Câmara Municipal. Nas três cidades estiveram presentes os presidentes das Câmaras que também dirigiram algumas palavras de acolhimento aos jovens.

Dias_diocese_faro-32
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
Dias_diocese_faro-32
Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Faro recebeu grupos do Canadá, num total de 284 elementos das dioceses de Edmonton e Montreal, incluindo um bispo e seis padres; da Dinamarca, num total de 150 elementos da Diocese de Copenhaga, incluindo três padres e uma consagrada; da Espanha; da França, num total de 303 das Dioceses de Nice e Montpellier incluindo dois bispos e 14 padres; da Polónia, num total de 65 de uma organização escutista; e de Taiwan, num total de 30 elementos da Diocese de Taipe, incluindo um padre.

Loulé recebeu grupos da Alemanha, num total de 45 elementos das dioceses de Regensburg e Passau, incluindo dois padres; da Eslóvenia, num total de 103 elementos do Secretariado Nacional, incluindo quatro padres e três consagrados; da França, num total de 324 elementos da Diocese de Autun (que estão nas Ferreiras), incluindo um bispo, 10 padres e oito consagrados; de Itália, num total de 194 elementos de várias dioceses da Toscana, incluindo oito padres e um consagrado; do Kuwait, num total de 27, incluindo dois padres; da Polónia, num total de 288 da Diocese de Katowice e de uma organização escutista, incluindo nove padres e um consagrado.

IMG-20230727-WA0031IMG-20230727-WA0027IMG-20230727-WA0055IMG-20230727-WA0030IMG-20230727-WA0033Tavira recebeu grupos da Argentina, num total de 24 elementos das dioceses de Puerto Iguazú, Virgem Maria e Cordoba, incluindo dois padres; do Canadá, num total de 107 elementos das dioceses de Vancover, Vancover Sophie Bowman, Alberta e Vancover Mae, incluindo quatro sacerdotes; da Colômbia, num total de 14 elementos das dioceses de Bogotá e Caldas – Antioquia; da Coreia do Sul, num total de 78 elementos da Diocese de Suwon, incluindo nove sacerdotes e um consagrado; das Ilhas Marianas, num total de 40 elementos da Diocese de Chalan kanoa, incluindo um bispo e um padre; de Madagáscar, num total de 63 elementos da Federação Nacional Católica dos Jovens, incluindo dois bispos, 12 padres e 11 consagrados; do México, num total de 227 das dioceses de Saltillo, Jalisco, Azcapotzalco e Província México, incluindo cinco padres e um consagrado; de Moçambique, num total de 16 elementos, incluindo um padre; do Uruguai, num total de 17 da Diocese de Salto, incluindo dois padres; do Zimbabué, num total de 78 elementos da Conferência Episcopal, incluindo 13 padres e sete consagrados; e das Filipinas, num total de 32 elementos, da Diocese de Antipolo, incluindo dois sacerdotes.