Câmara de Olhão vai iniciar consultas à banca para obter empréstimo de 1,1 milhões de euros

Lusa
21 de Setembro de 2015

Política

21 de Setembro de 2015

Camara_municipal_olhaoA Câmara de Olhão vai iniciar consultas à banca para obter um crédito de 1,1 milhões de euros, depois de a Assembleia Municipal ter aprovado na sexta-feira a proposta do executivo camarário do PS, disse o presidente da autarquia.

António Miguel Pina disse à agência Lusa que o procedimento terá que estar concluído até ao final do ano e adiantou que esta verba vai ser utilizada para “a substituição de autocarros, que estão já em fim de vida útil, têm mais de 16 anos e não podem transportar crianças”, para “melhoramentos na rede viária” e na substituição do relvado artificial do estádio municipal.

“Os atos de boa gestão dizem que os investimentos de médio e longo prazo se pagam a médio e longo prazo. Parece que quando se fala de empréstimos fica tudo preocupado, mas esta geração não tem que suportar os custos de equipamentos que vão ter uma vida útil de mais de uma década. O empréstimo é apenas uma forma de adequar esse esforço financeiro”, afirmou o autarca.

António Miguel Pina frisou que, mesmo com a concessão deste empréstimo pela banca, a autarquia está dentro da sua capacidade de endividamento, que para o ano de 2015 se situava em 1,8 milhões de euros.

O autarca acrescentou que a Câmara de Olhão está a reduzir dívida, porque “tem conseguido amortizar cerca de dois milhões de euros por ano” e, mesmo com o empréstimo de 1,1 milhões, vai conseguir amortizar 900 mil euros.

“E a dívida de longo prazo já se situa claramente abaixo dos 100%, ficando nos 85% da receita”, disse ainda o presidente da Câmara de Olhão.

A proposta foi aprovada na sexta-feira na Assembleia Municipal com os votos favoráveis do PS e do PSD e com a abstenção da CDU e do Bloco de Esquerda.

António Miguel Pina precisou que os autocarros que estão em fim de vida útil já têm 16 anos e não podem ser utilizados, por exemplo, para o transporte escolar ou pelos clubes desportivos locais nas deslocações das camadas jovens aos fins de semana, pelo que o investimento é, em sua opinião, justificado.

A Câmara Municipal de Olhão tinha anunciado que deliberara a 09 de setembro solicitar um empréstimo à banca no valor de 1,1 milhões de euros para proceder a diversos melhoramentos no concelho.

“A intenção do município em consultar as instituições de crédito com vista à concessão de um empréstimo, cujo valor poderá ascender aos 1.119.000,00 euros, prende-se com a intenção de adquirir dois novos autocarros (com um mínimo de 40 lugares) para transporte escolar, beneficiar a rede viária municipal e proceder à substituição do piso sintético do Estádio Municipal de Olhão”, tinha precisado genericamente o município num comunicado.

O texto tinha também adiantado que “o prazo de pagamento para os autocarros deverá ser de 10 anos e para a construção/beneficiação da rede viária municipal e substituição da relva sintética do Estádio Municipal deverá chegar aos 20 anos”.

share Partilhar