O Município de São Brás de Alportel emitiu um voto de pesar pelo falecimento do padre José da Cunha Duarte ontem falecido.

A autarquia manifestou o seu “profundo pesar” pelo falecimento do sacerdote de 85 anos, da Congregação do Espírito Santo (espiritano), que foi pároco de São Brás de Alportel durante 36 anos, de 1981 a 2017.

Edilidade destaca o falecido sacerdote como “figura ímpar da vida religiosa, cultural e social da comunidade são-brasense” e realça o seu perrcurso eclesiástico e cívico notável, marcado por uma dedicação exemplar à cultura e ao património”.

“Assumiu funções como Prior da Paróquia de São Brás de Alportel a 7 de julho de 1981, tendo permanecido ao serviço da nossa comunidade durante mais de três décadas, tempo em que se destacou não apenas pela sua entrega pastoral, mas também pelo forte impulso que deu à promoção cultural, social e educativa no concelho, especialmente junto dos jovens”, acrescenta a Câmara Municipal.

O município lembra que o sacerdote “foi o principal mentor de uma nova dinâmica e da valorização na Procissão de Aleluia, símbolo maior da identidade local e das tradições pascais do Algarve e foi o fundador do Museu do Traje, um espaço de referência na preservação e valorização do património etnográfico algarvio”.

“Criou a Escola de Música Paroquial, embrião do Grupo Juvenil de Acordeonistas de São Brás de Alportel e da Associação Cultural São-Brasense, bem como a Casa da Cultura António Bentes. Cofundou ainda a Rádio Clube de São Brás e dinamizou boletins paroquiais e o jornal ‘VilAdentro’, com um papel importante na vida cívica da comunidade, tendo sido também colaborador do jornal ‘O Sambrasense’”, refere ainda o voto de pesar, acrescentando ter sido “um homem de ação, de ideias e de obra feita”, “um incansável defensor do património cultural, da história local e da identidade do interior algarvio, que publicou diversos estudos de referência, como ‘Natal no Algarve – Raízes medievais’ e ‘Páscoa no Algarve – Procissão das Tochas Floridas’”.

A Câmara Municipal diz que “a sua marca perdurará no tempo, na memória coletiva e nas instituições que ajudou a criar ou a consolidar”. “O Município de São Brás de Alportel expressa, em nome de toda a comunidade são-brasense, as mais sentidas condolências, associando-se ao luto e à homenagem a uma vida dedicada ao bem comum, endereçando à sua família, à Diocese do Algarve, à comunidade paroquial e a todos os que com ele conviveram e privaram ou foram tocados pela sua ação, Paz à sua alma”.

“O Município de São Brás de Alportel expressa, em nome de toda a comunidade são-brasense, as mais sentidas condolências, associando-se ao luto e à homenagem a uma vida dedicada ao bem comum, endereçando à sua família, à Diocese do Algarve, à comunidade paroquial e a todos os que com ele conviveram e privaram ou foram tocados pela sua ação, Paz à sua alma”, termina a autarquia, que se associa “à merecida homenagem ao Padre José da Cunha Duarte”, disponibilizando transporte, com lugares limitados, para o funeral que se realiza amanhã, 28 de agosto, em Penafiel, informando que os interessados se deverão dirigir à paróquia de São Brás de Alportel.

Faleceu o padre José da Cunha Duarte que serviu o Algarve durante 36 anos