Pub
Foto © Sílvia Bonixe
Foto © Sílvia Bonixe

A chuva que tem fustigado o Algarve provocou hoje inundações em estradas, garagens e alguns estabelecimentos comerciais nos concelhos de Loulé, Albufeira e Portimão, disse à Lusa fonte dos bombeiros do Algarve.

De acordo com o Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro, até às 13:00, foram registadas 69 ocorrências, com maior incidência nos concelhos de Loulé, Albufeira, Faro e Silves.

Segundo a mesma fonte, algumas estradas ficaram intransitáveis devido ao grande volume de água, e registaram-se inundações ao final da manhã em alguns estabelecimentos comerciais e garagens e não há registo de pessoas desalojadas.

Nas operações nos diversos concelhos estão envolvidos 192 operacionais, apoiados por 81 veículos.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso vermelho, de situação meteorológica de risco extremo, o distrito de Faro devido à previsão de chuva forte entre as 09:00 e as 15:00 de hoje.

O aviso mais recente do IPMA colocou o distrito sob aviso vermelho, o mais grave dos avisos metorológicos, devido à previsão de “períodos de chuva forte e persistente”.

Ontem à noite, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) havia já alertado para a precipitação e vento forte previstos para hoje, sobretudo, nos distritos de Beja e Faro, tendo na altura colocado estes sob alerta laranja.

O aviso laranja é emitido quando há uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.

com Lusa

Pub