Pub

O Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve iniciou ontem à noite a formação online para animadores juvenis e jovens adultos sobre a exortação apostólica pós-sinodal ‘Christus Vivit’ e a encíclica ecológica e social ‘Laudato Si’.

A iniciativa, que irá estender-se até 14 de junho, conta com 68 inscritos. O encontro de ontem foi a sessão introdutória acerca do primeiro documento, que terá continuidade já no dia 26 deste mês com o tema ‘O que diz a Palavra de Deus?’. No dia 9 de novembro segue-se ‘Jesus Cristo, sempre jovem’, no dia 23 ‘Vós sois o agora de Deus’ e no dia 30 ‘O grande anúncio para todos os jovens’.

Em dezembro, a formação será retomada no dia 14 sobre ‘Caminhos de juventude’. Em janeiro haverá dois encontros, respetivamente nos dias 11 e 25 sobre ‘ Jovens com raízes’ e ‘A Pastoral dos jovens’ e em fevereiro mais dois nos dias 8 e 22, respetivamente, sobre ‘A vocação’ e ‘O Discernimento’ que encerram a abordagem à exortação ‘Christus Vivit’.

Em março, a formação iniciará o estudo da encíclica ‘Laudato Si’, no dia 15, com a introdução ao documento, seguindo-se no dia 29 o tema ‘O Evangelho da criação’. Em abril, a ação formativa prossegue no dia 26 com o tema ‘A raiz humana da crise ecológica’ e em maio, nos dias 10 e 24, respetivamente, com o tema ‘Uma ecologia integral’ e ‘Algumas linhas de orientação’. A formação será concluída no dia 14 de junho com a temática ‘Educação e Espiritualidade Ecológica’.

Os 16 encontros sobre os documentos do Papa Francisco são orientados pelos assistentes do Setor Diocesano da Pastoral Juvenil, os padres Nelson Rodrigues e Tiago Veríssimo, e têm como dinâmica uma breve exposição ao tema, seguida de trabalho de grupos e oração conclusiva.

Christus Vivit’ (‘Cristo Vive’) é a exortação apostólica do Papa Francisco dedicada aos jovens que foi apresentada a 2 de abril de 2019.

O documento pós-sinodal tem nove capítulos e 299 pontos, foi assinada a 25 de março, no santuário mariano do Loreto (Itália), e deu sequência à assembleia do Sínodo dos Bispos que decorreu em outubro de 2018, sobre a relação entre os jovens e a Igreja Católica, antecedido por um inquérito global que envolveu milhares de pessoas, crentes e não-crentes.

A ‘Laudato Si’ é uma encíclica do Papa Francisco, na qual critica o consumismo e desenvolvimento irresponsável e faz um apelo à mudança e à unificação global das ações para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas. A encíclica foi publicada oficialmente em 18 de junho de 2015.

Pub