Juntos_pela_europa

No próximo dia 9 de maio, pelas 21.30h, na Sé de Faro, realiza-se, uma vez mais, um momento de oração pela Europa promovido por vários movimentos cristãos algarvios e realizada no âmbito da iniciativa “Juntos pela Europa”.

O “Juntos pela Europa” (“Together for Europe”, na versão internacional) é uma iniciativa europeia que nasceu em 1998 e que quer “reavivar a alma cristã” do continente.

Cartaz da iniciativa
Cartaz da iniciativa

Tudo começou em Roma, na vigília de Pentecostes daquele ano, quando o Papa João Paulo II reuniu os movimentos e as novas comunidades e pôs em relevo o papel essencial que têm na Igreja.

Fundadores e responsáveis de vários movimentos, para responder ao apelo do Papa, iniciaram um percurso de comunhão, de mútuo conhecimento entre todos, tendo em vista reavivar a alma cristã da Europa. Mais tarde esta comunhão foi alargada a movimentos de outras Igrejas cristãs e deram-se novos passos no sentido de colaborarem para “preencher o enorme vazio religioso da Europa”.

A base da sua comunhão é um “pacto de amor recíproco” inspirado pelo evangelho que os une estreitamente. Com este espírito de comunhão realizaram-se em Estugarda, na Alemanha, em 2004 e em 2007, duas grandes jornadas europeias com o lema “Juntos pela Europa”, de onde surgiu o Manifesto ‘os 7 SIMs’ que sublinha em sete pontos o desejo de contribuir para uma Europa unida, apesar das diferenças, numa colaboração efetiva entre os movimentos e aberta a todas as pessoas.

Uma das intenções centrais do “Juntos pela Europa” é que os vários movimentos e comunidades de várias Igrejas cristãs se deem a conhecer e que assim se possa desenvolver um novo entendimento e uma nova prática.

Os ‘os 7 SIMs’ propostos são o “SIM à vida, defendendo-a em todas as suas fases”, o “SIM à família, raiz de uma sociedade aberta ao futuro”, o “SIM à criação, defendendo a natureza e o ambiente”, o “SIM a uma economia justa, ao serviço da pessoa e da humanidade”, o “SIM à solidariedade, para com os pobres e marginalizados”, o “SIM à paz, promovendo a reconciliação através do diálogo” e o “SIM à responsabilidade fraterna”, para que as cidades “se tornem espaços e acolhimentos”.

Em maio de 2012, em Bruxelas, voltou a realizar-se outra jornada e, desde aí, o Algarve tem-se associado anualmente a esta iniciativa.

Para a oração em Faro, na qual estarão presentes o bispo católico do Algarve, D. Manuel Quintas, e líderes de outras Igrejas cristãs algarvias, a organização pede a cada um dos participantes que tragam um quilo de alimento para doação a pessoas carenciadas.