A acompanhar a delegação da Diocese de Nice (França), que veio viver no Algarve esta semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), veio um jornalista da RCF – Radio Chrétienne Francophone, uma emissora nacional criada em 1982 por iniciativa do arcebispo da altura e de um padre.
Stèvelan Chaizy-Gostovitch viajou para Faro com a comitiva de 166 elementos daquela diocese, encabeçada pelo seu bispo D. Jean-Philippe Nault, e seguirá também para Lisboa para continuar a acompanhar o grupo. Para além deste jornalista, a RCF enviou para Portugal mais quatro colegas que estão também a acompanhar os grupos de franceses que estão esta semana nas dioceses de Coimbra, Leiria-Fátima e Lisboa.
Em Lisboa irão instalar a redação com mais cinco jornalistas de Paris e Lyon para acompanhar a participação francesa na JMJ de 01 a 06 de agosto.
O jornalista Stèvelan Chaizy-Gostovitch conduziu ontem uma entrevista com o bispo do Algarve, D. Manuel Quintas, que já está disponível do sítio da internet da emissora.
A RCF é financiada pelos cerca de 600 mil ouvintes diários. A emissora explica que “desde a sua fundação, teve a ambição de espalhar uma mensagem de esperança e oferecer uma leitura cristã da sociedade e dos acontecimentos atuais ao maior número possível de pessoas”.
A RCF conta atualmente com 64 estações locais de rádio e emite em 270 frequências na França e na Bélgica. A rede RCF conta com 300 colaboradores e 3.000 voluntários e oferece uma programação que vai da informação à cultura, passando pela espiritualidade, com particular destaque para a atualidade.