Dia da Água: Projeto pioneiro quer ajudar escolas do Algarve a gerir melhor o recurso

Folha do Domingo
30 de Setembro de 2010

Ambiente

30 de Setembro de 2010

Será a partir desse dia, que coincide com o Dia Nacional da Água, que as escolas básicas do 1.º Ciclo de todo o Algarve poderão começar a inscrever-se no projeto, ao abrigo do qual serão selecionadas oito escolas.

Nas escolas escolhidas será depois feito um levantamento dos consumos de água e avaliada a gestão que é feita do recurso, explicou à Lusa Teresa Fernandes, da Águas do Algarve, parceira da Quercus no projeto pioneiro a nível nacional.

“Esta é a primeira vez que é executado um projeto deste género que seja ativo dentro das escolas”, refere, comparando o projeto “Escolas Amigas da Água” ao “EcoCasa”, que se desenvolveu em residências selecionadas da região.

Segundo Teresa Fernandes, para a concretização do estudo será imprescindível a cooperação dos alunos, professores e auxiliares, que deverão periodicamente disponibilizar os dados relativos aos consumos de água dentro das escolas.

Depois de identificados os consumos, técnicos da Quercus e da Águas do Algarve farão um acompanhamento mais aproximado das situações, apoiando e sugerindo estratégias para um uso mais eficiente da água.

Ao alertar a comunidade escolar para a importância da gestão da água, aquelas entidades pretendem também que as próprias crianças transmitam depois a mensagem junto das suas famílias.

O concurso para selecionar as escolas deverá estar terminado no final de outubro e em novembro deverá começar o trabalho no terreno, sendo que o projeto tem a duração de um ano.

No fim do projeto todas as escolas serão convidadas para um debate final, sendo os resultados do estudo enviados aos municípios.

Lusa

share Partilhar