A Liga Intensificadora da Ação Missionária (LIAM), em conjunto com o Secretariado de Animação Missionária e as Obras Missionárias Pontifícias da Diocese do Algarve, promoveu no último domingo, 28 de maio, o Dia Missionário.


A iniciativa, que decorreu em Santa Catarina da Fonte do Bispo, teve como ponto alto a Eucaristia da solenidade do Pentecostes, presidida de manhã pelo bispo do Algarve na igreja matriz. D. Manuel Quintas lembrou aos participantes que “não é preciso palavras para fazer o bem a alguém”, mas apenas a “presença silenciosa junto de quem sofre” com “gestos” e “atitudes” que disse ser “a linguagem do amor” e “do Espírito”. “Esse é o caminho para sermos verdadeiramente missionários”, considerou, realçando a importância daqueles que “testemunham com a sua vida”.


Destacando ainda que o Espírito Santo “é dom de Cristo ressuscitado”, aquele responsável católico apontou a sua importância para os missionários. “Não podemos desligar o Espírito Santo da Páscoa de Cristo, da sua doação plena, porque é isso, verdadeiramente, que faz de nós seus discípulos e missionários também”, afirmou na celebração participada por quase uma centena de membros dos 11 núcleos algarvios da LIAM.



O bispo do Algarve, que referiu sentir a “diocese missionária presente” em cada um daqueles participantes, deixou-lhes ainda uma mensagem. “De certa maneira, sois a linha avançada da dimensão missionária da nossa diocese que queremos que seja uma Igreja fraterna, ministerial e sinodal também”, declarou na Eucaristia concelebrada também pelo novo assistente nacional da LIAM, o padre Aristides Neiva, e pelo padre Paulinus Anyabuoke, assistente diocesano daquele movimento e diretor do Secretariado de Animação Missionária da Diocese do Algarve.



Por fim, D. Manuel Quintas disse gostar que aquele dia constituísse “uma inundação do Espírito”. “Que o Espírito descesse sobre cada um de nós – essa ventania que desceu sobre os apóstolos na manhã de Pentecostes – nos arejasse a todos, nos ventilasse a todos, nos oxigenasse a todos, tirasse da nossa vida interior, da nossa fé, qualquer bafio que é próprio de quem fica parado, estacionado, dobrado sobre si mesmo”, desejou.



Lembrando que ser missionário “significa pôr-se em movimento, em ação missionária, muitas vezes não saindo de casa”, citou Santa Teresinha para recordar que “a oração também é missão”.


“Gostaria que este dia constituísse para nós uma refontalização missionária, de modo que fizesse de nós, não só discípulos de Jesus, mas também que nos abríssemos à ação do Espírito para que fosse Ele a fortalecer-nos na fé e, sobretudo, a capacitar-nos para o anúncio e o testemunho de Cristo”, acrescentou.
Por fim, desafiou: “vamos lá animar o Algarve com o Espírito que hoje recebemos. Vamos lá ser missionários, cada um no lugar onde se encontra. Vamos constituir-nos como sementes do Evangelho neste Algarve que tanto precisa do anúncio e, sobretudo, do testemunho da pessoa de Cristo”.
No final da Missa – que assinalou também o 30º aniversário da fundação do núcleo da LIAM de Santa Catarina da Fonte do Bispo e na qual os membros do Conselho Diocesano da LIAM fizeram a renovação do compromisso missionário – o padre Paulinus Anyabuoke, lembrou que a Congregação do Espírito Santo (missionários espiritanos), à qual pertence, nasceu precisamente no domingo de Pentecostes, 27 de maio de 1703, celebrando também naquele dia os 320 anos da sua fundação.
Depois da celebração, participada pela presidente da Câmara de Tavira, Ana Paula Martins, o bispo do Algarve soltou ainda uma pomba em gesto simbólico pela paz entre os povos e o dia teve continuidade com um almoço de confraternização na casa do povo.



A LIAM é um movimento missionário laical da família espiritana que desenvolve atividades missionárias nas paróquias, e na Diocese do Algarve conta com um total de 11 grupos.