A Diocese do Algarve celebrará no dia 15 de novembro, em Faro, o Jubileu da Caridade e dos Pobres, inserido no Dia Mundial dos Pobres que ocorre no dia seguinte, 16 de novembro.

A organização explica que o encontro “pretende reunir toda a Pastoral Sócio-caritativa da Diocese, num gesto visível de unidade e compromisso com a missão da Igreja”, acrescentando que são convidados a participar “todas as instituições caritativas: Cáritas Diocesana e Paroquiais, Centros Sociais Paroquiais, Santas Casa da Misericórdia, Conferências Vicentinas, Grupos sócio caritativos Paroquiais, utentes, voluntários, equipas técnicas e dirigentes das Instituições”.

“Mais que um evento, vivamos o Jubileu como um caminho espiritual que renove em nós a alegria de servir os mais desfavorecidos, e que o nosso testemunho seja sinal profético de uma Igreja que sai de si para ir ao encontro das feridas humanas e sociais do nosso tempo”, acrescenta a informação enviada às instituições.

A iniciativa terá pelas 17h com a concentração das instituições no largo da Sé, seguindo-se a celebração da Eucaristia, pelas 17h30, presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.

Depois da Missa decorrerá um jantar, cuja participação obedece a inscrição por parte das instituições que deverá ser enviada até ao dia 07 de novembro, através do email geral@caritasalgarve.pt.

A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, que o dedicou ao tema da esperança, e está a ser continuado com o pontificado de Leão XIV.