A Diocese do Algarve vai celebrar o Jubileu do Mundo Educativo no próximo domingo, 23 de novembro, em Loulé, no Santuário da Nossa Senhora da Piedade, popularmente evocada como «Mãe Soberana».

A organização explica que a iniciativa constituirá na celebração da Eucaristia, pelas 17h, e destina-se a “toda a comunidade escolar: professores, técnicos especializados, assistentes operacionais e assistentes técnicos, alunos, pais e a todos quantos fazem parte da «constelação educativa» (nas palavras do Papa Leão XIV) que é o Mundo da Educação”.

“Independentemente do credo ou profissão religiosa: «todos, todos, todos» estão convidados a celebrar a alegria da missão nas escolas do Algarve”, complementam os organizadores, lembrando: “a Igreja vive neste ano 2025, o 27.º Ano Jubilar ordinário e ao longo deste tempo, somos chamados a viver, enquanto «Peregrinos de Esperança», a virtude que tem a capacidade de transformar e guiar o futuro”.

“No meio de um mundo em constante transformação, a nossa missão enquanto educadores é também esta: transformar o futuro. Nas palavras do Papa Leão XIV, que num dos primeiros textos do seu Magistério quis ressaltar a importância da educação, «Educar é um ato de esperança e uma paixão que se renova porque manifesta a promessa que vemos no futuro da humanidade»”, acrescentam ainda.

A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, que o dedicou ao tema da esperança, e está a ser continuado com o pontificado de Leão XIV.