A Diocese do Algarve celebrará no dia 22 deste mês, em Faro, o Jubileu dos Jovens.
A organização explica que a iniciativa terá como “objetivo de reunir todos os jovens e respetivos animadores numa ação conjunta de vivência jubilar, de dimensão eucarística e de caráter evangelizador” e lembra que “não coincide com a Jornada Diocesana da Juventude” porque “esta realizar-se-á nos dias 27 e 28 de março de 2026”.
Os organizadores explicam ainda que o encontro jubilar terá “três partes, inspiradas e conectadas tanto pelo tema do jubileu, como pelo programa pastoral diocesano”. “Nos últimos dois encontros de preparação para o Jubileu dos Jovens em Roma trabalhámos formas de como os jovens poderiam ser sinais e agentes de esperança; neste dia 22, o foco será a forma como os jovens são igualmente destinatários de esperança, sobretudo em contextos de tribulação (pacientes na tribulação [Romanos 12, 12])”, sustentam.
O Jubileu dos Jovens terá início pelas 14h, em Faro, no largo do Carmo e a primeira parte será constituída por uma “catequese ao estilo Rise Up” (como as que se realizaram na Jornada Mundial da Juventude 2023 em Lisboa); às 16h, a procissão eucarística até à Sé constituirá a segunda parte; e a Eucaristia que ali será presidida, pelas 17h30, pelo bispo do Algarve será a terceira parte.
Os jovens, do 10º ano de catequese até aos 30 anos de idade interessados em participar, bem como os respetivos animadores, deverão realizar a sua inscrição através de formulário próprio.
A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, que o dedicou ao tema da esperança, e está a ser continuado com o pontificado de Leão XIV.










