Faleceu ontem, 24 de janeiro de 2026, a irmã Maria del Carmen Mutiloa Muguerza, da congregação das Carmelitas Missionárias, que trabalhou no Algarve durante 34 anos.

A religiosa de 91 anos de idade e 63 de vida consagrada, que deixou a diocese algarvia em 2011 para rumar a Espanha, faleceu em Vitoria, na província espanhola de Álava, numa casa da sua congregação.

Natural de Pamplona (Espanha), a religiosa chegou à Diocese do Algarve em 1977, oriunda de Viana do Castelo, juntamente com as também espanholas irmãs Diomedes Coslado e Imaculada Cabrera e as com portuguesas irmãs Maria da Glória Pinto e Carmen Ferreira (mais conhecida como irmã Carmela), para iniciar em Faro a comunidade algarvia das Carmelitas Missionárias, que foi encerrada em 2023.

Durante os primeiros anos no Algarve trabalhou na Caritas Diocesana com os retornados das ex-colónias portuguesas, concretamente no seu acolhimento e integração, uma colaboração facilitada pela sua experiência de vida em África. Mas foi na Casa de Santa Isabel, em Faro, uma instituição que acolhe meninas em risco dos 3 aos 18 anos e que conta também com as valências de creche e pré-escolar, que acabaria por dedicar-se ao longo de 31 anos, até 2010, sobretudo como diretora técnica.

A Casa de Santa Isabel promoveu em julho de 2011 e em julho de 2019 homenagens à irmã Carmen Muguerza, manifestando o seu reconhecimento pela missão desenvolvida ao longo destes anos na instituição e em ação de graças a Deus pelo seu trabalho.

Paralelamente foi catequista de crianças, jovens e adultos nas paróquias do Montenegro, Conceição de Faro, mas particularmente nas da cidade de Faro e dentre estas, de forma especial na de São Luís, na área da qual ficaram sediadas as Carmelitas Missionárias. Realizou ainda acompanhamento espiritual de idosos, trabalhou na pastoral social e no ensino do segundo e terceiro ciclos. Quando deixou o Algarve era a superiora da comunidade algarvia das Carmelitas Missionárias.

O funeral realizou-se ontem, 24 de janeiro, na capela da comunidade “Mater Carmeli” de Vitoria.