Breves
Inicio | Cultura | Feira da Serra de São Brás de Alportel apresenta novos produtos locais

Feira da Serra de São Brás de Alportel apresenta novos produtos locais

Foto © Fábio Freira

A vila de São Brás de Alportel acolhe desde ontem e até domingo a 28.ª edição da Feira da Serra, que oferece aos visitantes gastronomia e animação, mas também promove o lançamento de novos produtos locais.

Organizada pela autarquia local, a Feira da Serra é “cada vez mais multifacetada” e faz “uma aposta firme na inovação”, com um “espaço onde a tradição e inovação se encontram, numa visão de futuro sobre a região”, considerou, em comunicado, o presidente da Câmara do distrito de Faro, Vítor Guerreiro.

Depois de, na última edição, ter sido visitada por cerca de 30 mil pessoas, a feira da localidade serrana algarvia oferece, durante quatro dias, “mais do que apenas um festival de artesanato ou gastronomia”, estando prevista a estreia de uma cerveja produzida por uma cervejeira local ou um novo leite de alfarroba.

“Muito mais do que um festival de gastronomia ou de artesanato, com mais de uma dezena de diferentes espaços temáticos, uma forte preocupação ambiental e social, a Feira da Serra é atualmente um espaço privilegiado para a valorização do empreendedorismo regional”, sustentou Vítor Guerreiro, citado em comunicado.

O palco principal recebeu ontem a atuação de Calema (quinta-feira) e segue-se hoje Gipsy Kings by Diego Baliardo, Domingos Caetano, com um espetáculo de homenagem ao rock português, e HMB (ambos sábado) ou os fadistas Anabela, Joana Amendoeira e Duarte (domingo), com uma homenagem a Amália Rodrigues, denominada “Cantar Amália”, elencou a mesma fonte.

A estes artistas juntam-se momentos de música e dança no Palco Sonoridades, mas os visitantes podem também encontrar pelo recinto “animação de rua” ou assistir a apresentações de arte equestre, com destaque para a presença de uma égua “puro-sangue lusitano são-brasense, Núbia, pela mão do promissor cavaleiro Daniel Pires, um dos diversos e muito talentosos valores do hipismo no concelho”, destacou ainda o município.

“Os 20.000 metros quadrados do recinto da feira contarão com 18 diferentes espaços, entre os quais o renovado Sítio do Figo, que regressa à feira dez anos depois”, referiu ainda a Câmara de São Brás de Alportel, que tem como objetivo dar destaque a esse fruto típico algarvio nesta edição do evento.

A autarquia anunciou ainda que o padrinho da Feira da Serra de 2019 vai ser Vítor Neto, personalidade da região que preside à direção da Associação Empresarial da Região do Algarve (NERA), foi secretário de Estado do Turismo e cujo negócio de família foi iniciado pelo seu avô na área da comercialização e distribuição de frutos secos, entre os quais o figo.

A Feira da Serra vai acolher também a “apresentação e lançamento do Portal de Comércios e Serviços”, uma ferramenta “gratuita” que vai servir de “montra ‘online’ do empreendedorismo concelhio”, conclui a Câmara de São Brás de Alportel.

Verifique também

Sustentabilidade é o mote da Bienal Ibérica de Património Cultural em Loulé

A Bienal Ibérica de Património Cultural elegeu a Sustentabilidade como mote da edição deste ano, …