Inicio | Em Breve | Frei Fernando Ventura vem ao Algarve dinamizar curso bíblico em Tavira

Frei Fernando Ventura vem ao Algarve dinamizar curso bíblico em Tavira

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

O frei Fernando Ventura será o dinamizador de um curso bíblico promovido conjuntamente pela Fraternidade de Tavira da Ordem Franciscana Secular e pelas paróquias de Tavira.

A iniciativa decorrerá de 17 a 21 deste mês, às 21h, na igreja de São Francisco, em Tavira.

O curso é aberto ao público que queira participar, não havendo custos associados ao mesmo. Todavia, os interessados em participar deverão inscrever-se, ou junto da Fraternidade de Tavira da Ordem Franciscana Secular (através do email ordemfranciscanaseculardetavira@portugalmail.pt) ou no cartório paroquial de Tavira (igreja de Santiago) ou por mensagem privada para o facebook das paróquias de Tavira.

Frei Fernando Ventura, franciscano capuchinho, nasceu em 1959. Teólogo e biblista, foi professor de Ciências Religiosas no ISCRA em Aveiro. É intérprete na Comissão Teológica Internacional da Santa Sé. Colabora, como tradutor, com diversos organismos internacionais, como a Ordem dos Capuchinhos, Comissão Teológica Internacional no Vaticano, Conferência Episcopal Italiana, Sínodo dos Bispos, Federação Bíblica Mundial, Conselho Internacional da Ordem Franciscana Secular, e ainda algumas ONG’s. Pertence ao quadro de redatores da revista Bíblica, onde assina artigos de aprofundamento teológico.

Autor do primeiro estudo sobre Maria no Islamismo, lançou o livro “Roteiro de Leitura da Bíblia” (Editorial Presença), sendo igualmente autor de um estudo exegético sobre o capítulo 21 do Livro do Apocalipse. Escreveu, ainda, em parceria com o jornalista da SIC Joaquim Franco, dois livros entrevista intitulados “Do Eu solitário ao Nós Solidário” e “Somos pobres mas somos muitos”. Ministra cursos e retiros, percorre o mundo, de convite em convite ou de conferência em conferência, como tradutor.

É assíduo comentador de atualidade social e religiosa na SIC Notícias, um sem número de um sem número de participações na Rádio Renascença, TSF, TVI24, RTP1, RTP2, RTPAçores e Antena1. A TSF escolheu-o como “figura do ano” em 2010 e em 2013 foi nomeado figura do ano pela revista “Mais Alentejo”. Em 2018 recebeu a nomeação de “Embaixador da Terra Justa”, no âmbito da iniciativa “Fafe Terra Justa”.

Do seu curriculum fazem parte, ainda, atividades como a docência em vários graus de ensino e disciplinas, a direção espiritual da Comunidade Vida e Paz para tratamento e recuperação de toxicodependentes e alcoólicos sem abrigo, ser membro da EAPN – Rede Europeia de Luta Antipobreza, da Plataforma Global de Luta Contra a Pobreza e do Observatório para a Liberdade Religiosa ligado à Universidade Lusófona onde é professor convidado e é um dos membros fundadores da “Frente Cívica”. Desde 2010 é o responsável pelo Banco de Leite de São Tomé e Príncipe.

Verifique também

Edição deste mês dos “Encontros no Silêncio” apresenta testemunho vocacional do cónego César Chantre

A edição deste mês dos “Encontros no Silêncio”, que decorrerá esta noite, contará com o …

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.