Inicio | Igreja | Igreja do Algarve propôs campanha quaresmal para a catequese

Igreja do Algarve propôs campanha quaresmal para a catequese

O Setor da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve voltou a propor às paróquias algarvias a realização de uma “campanha quaresmal”, que está a decorrer, como preparação para a Páscoa.

Realizada pela equipa da vigararia de Portimão, a campanha intitulada “Quaresma: Caminho Cruz e Vida”, foi pensada para ser desenvolvida na eucaristia dominical paroquial, mas também pode ser adaptada à sessão de catequese. É composta por três elementos: a cruz, a palavra-chave alusiva ao evangelho e uma oração.

Assim, no início da Quaresma, cada comunidade paroquial colocou uma cruz com uma faixa roxa em lugar visível da Igreja, na qual, em cada domingo, está a ser afixado, antes da homilia, o dístico com a palavra-chave do evangelho desse dia. No primeiro domingo a palavra foi “tentação”, no segundo “nuvem”, no terceiro “água viva”, no próximo será “luz”, no quinto “vida”, no Domingo de Ramos “Hossana” e no Domingo de Páscoa “Ressuscitou! Aleluia!”. No momento depois da comunhão é lida uma oração por um membro de uma família da paróquia e a mesma é distribuída por toda a comunidade para ser levada para casa e rezada durante a semana.

No Domingo de Páscoa, a faixa roxa deve ser substituída por outra igual de cor branca com flores de papel que as crianças da catequese realizarão.

A Quaresma é um período de 40 dias – excetuando os domingos –, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário dos cristãos.

Verifique também

Atividades da Igreja algarvia para os jovens arrancam este mês e prolongam-se até julho

O plano de atividades da Diocese do Algarve para a juventude no presente ano pastoral …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR