O Jubileu do Mundo Educativo, um dos maiores eventos do Ano Santo, vai decorrer de 27 de outubro a 01 de novembro, no Vaticano e em Roma e será participado por dois representantes do Algarve, ambos docentes de Educação Moral e Religiosa Católica.

Luís Perpétuo Martins, do Secretariado da Pastoral Escolar da Diocese do Algarve, também professor em Loulé, e Adriano Batista, professor em Silves, serão os participantes do Algarve que integrarão o grupo de cerca de 100 pessoas da delegação portuguesa em Roma encabeçada por D. Manuel Felício, bispo emérito da Guarda e vogal da Comissão Municipal de Educação Cristã e Doutrina da Fé da Conferência Episcopal Portuguesa.

O Jubileu do Mundo Educativo vai realizar-se no âmbito do Ano Santo 2025, que está a ser dedicado ao tema da esperança.

O Papa Leão XIV vai presidir a quatro encontros: segunda-feira, 27 de outubro, na basílica de São Pedro, celebra o início do ano académico com as universidades e instituições pontifícias romanas; quinta-feira, 30 de outubro, na Aula Paulo VI, no Vaticano, terá um encontro com os estudantes; sexta-feira, 31 de outubro, na Aula Paulo VI, no Vaticano, terá um encontro com os educadores, e no dia 1 de novembro, na basílica de São Pedro, celebra a Eucaristia para todo o mundo educativo.

Durante os dias do Jubileu, à volta da Praça de São Pedro, realizar-se-á a “Aldeia da Educação”, um “espaço sinfónico onde, com linguagens diferentes, algumas das melhores experiências poderão apresentar-se e enriquecer-se mutuamente”.

No 30 de outubro, no Auditorium Conciliazione, terá lugar o Congresso Mundial “Constelações Educativas – Um pacto com o futuro”: o convite é para refletir em conjunto sobre os desafios da educação, desde o direito universal a uma educação de qualidade até às novas fronteiras culturais e tecnológicas.

A igreja de San Lorenzo in Piscibus (nas imediações da Praça de São Pedro) vai acolher, 30 e 31 deste mês, a “Escola do Coração”, com momentos de oração, caminhos para uma busca espiritual, na pluralidade das espiritualidades, das culturas e da arte.

Na Ala Sistina de Santo Spirito in Sassia e na Sala San Pio X vão decorrer, dia 31 de outubro, duas propostas originais: um percurso artístico e cultural imersivo sobre o sentido de educar e um encontro com experiências educativas de todo o mundo.

A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, que o dedicou ao tema da esperança, e está a ser continuado com o pontificado de Leão XIV.

com Agência Ecclesia