Para além dos 367 algarvios que já estão em Roma há mais 24 a caminho de Roma (Itália) para participarem no encerramento do Jubileu dos Jovens, no sábado e no domingo.
Pertencem ao Caminho Neocatecumenal, concretamente às comunidades existentes nas paróquias da Conceição de Faro, matriz de Portimão, Monte Gordo e Vila Real de Santo António e saíram do Algarve no domingo.
Vão integrados na peregrinação da Zona Sul do Caminho Neocatecumenal, correspondente ao território compreendido entre Castelo Branco e o Algarve, num total de cerca de 250 participantes.
Milhares de jovens de todo o mundo começaram a ser recebidos em Roma desde segunda-feira, num evento que segue, na maior parte do seu programa, a agenda de uma Jornada Mundial da Juventude: encontros nas praças da cidade, um dia penitencial, a vigília e a Missa com o Papa que hoje já esteve com os jovens no final da Missa de boas-vindas realizada na Praça de São Pedro.
Os ‘Diálogos com a Cidade’ prosseguem nas manhãs de quarta e quinta-feira, com 70 eventos culturais, artísticos e espirituais que animam as praças de Roma.
A sexta-feira será dedicada ao Sacramento da Reconciliação, com mais de mil sacerdotes disponíveis para as confissões, no Circo Máximo, em língua italiana, espanhola, inglesa, francesa, portuguesa e polaca.
No sábado, informa o Vaticano, os portões da área junto à Universidade de Tor Vergata serão abertos às 09h locais (menos uma em Lisboa), um amplo terreno que acolheu também a vigília e a Missa final da Jornada Mundial da Juventude no Jubileu de 2000, sob a presidência do Papa João Paulo II; das 14h às 20h locais, o palco contará com animação com música e depoimentos, com a presença do trio italiano Il Volo, Sergio Bernal, Matt Maher, as bandas cristãs The Sun e Reale, Thiago Brado, Missionario Shalom e o coro Hakuna Group Music, fundado durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro em 2013.
O coro diocesano de Roma, dirigido por monsenhor Marco Frisina, com aproximadamente 450 membros, incluindo coro e orquestra, animará a chegada do Papa Leão XIV e a vigília de oração, com início pelas 20h30 locais, durante a qual três jovens farão perguntas ao pontífice sobre os temas amizade, coragem e espiritualidade.
Estima-se que cerca de um milhão de participantes passem a noite no local, onde Leão XIV vai presidir à Missa no domingo pelas 09h locais.
Será nas atividades de sábado e domingo que participarão estes jovens algarvios que ainda estão a caminho de Roma. Depois do Jubileu dos Jovens, que termina no domingo, os jovens neocatecumenais participarão ainda na segunda-feira num encontro vocacional com Kiko Argüello, um dos fundadores do Caminho Neocatecumenal, em Tor Vergata no mesmo local onde será o encontro com o Santo Padre.
O Caminho Neocatecumenal chegou a Portugal por volta de 1969, quando Kiko Argüello foi viver para a Penha de França, no Patriarcado de Lisboa, e, atualmente, conta com mais de 300 comunidades espalhadas pelas dioceses portuguesas.