Missionários redentoristas celebram 50 anos de presença em Lagos

Samuel Mendonça
22 de Outubro de 2019

Igreja

22 de Outubro de 2019

A comunidade algarvia da congregação do Santíssimo Redentor (redentoristas) vai assinalar nos próximos dias 8, 9 e 10 de novembro os seus 50 anos de presença em Lagos.

O programa da festa do “50º aniversário da caminhada do povo com os missionários redentoristas” tem início no dia 8 de novembro com uma “vigília de oração com os santos redentoristas”, pelas 21h, na igreja de Santa Maria de Lagos.

No dia 9, pelas 15h, terá início a I Caminhada do Redentor, seguindo-se, pelas 16h30, o “Convívio das Comunidades e Família da Catequese da Zona Pastoral de Lagos” e um concerto às 21h.

No último dia será celebrada, pelas 10h30, a eucaristia, presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.

No próximo domingo, 27 de outubro, Dia do Município de Lagos, a Câmara Municipal vai distinguir a “Missão dos Padres Redentoristas” com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro. A distinção será atribuída no decurso da sessão solene que terá lugar, pelas 15h30, no auditório do Centro Cultural.

A comunidade algarvia da congregação do Santíssimo Redentor (redentoristas) foi fundada em Lagos em 1969, há 50 anos, e atualmente é responsável pelo trabalho pastoral nas paróquias de Barão de São João, Barão de São Miguel, Bensafrim, Luz de Lagos, Odiáxere, Santa Maria, São Sebastião no concelho de Lagos e de Budens no concelho de Vila do Bispo.

A comunidade redentorista no Algarve é atualmente composta pelos padres Abílio Almeida, António Ferreira, Silvério Rato e Eugeniusz Fasuga. O padre António Ferreira fez parte, com mais dois sacerdotes, do grupo fundador de missionários redentoristas que veio para o Algarve em 1969. Esteve três anos em Lagos e só regressou em 2012. O padre Abílio Almeida veio para Lagos em 1986 e o padre Silvério Rato em 2015. Este ano veio o padre Eugeniusz Fasuga substituir o padre algarvio José Manuel Pacheco que também fazia parte da comunidade e estava no Algarve há 16 anos.

 

share Partilhar