As paróquias de São Luís e da Sé de Faro vão voltar a realizar o ‘Curso Alpha’.

A iniciativa, que arrancará na quinta-feira, 08 de janeiro, contará com 11 sessões online e duas presenciais. A sessão de abertura, que se realizará através da plataforma Zoom na quinta-feira, terá início pelas 21h30.

Os ‘Cursos Alpha’ nasceram em 1977 na Holy Trinity Brompton, uma igreja anglicana no centro de Londres, no Reino Unido, para propor as bases da fé cristã ao homem moderno afastado da Igreja e da sua proposta.

Com uma configuração tipicamente de primeiro anúncio cristão, os ‘Cursos Alpha’ estão hoje disseminados por mais de 170 países e um pouco por todas as denominações cristãs, sobretudo na Igreja Católica.

As edições presenciais do curso costumam decorrer em dez serões semanais e um fim de semana, normalmente a meio do percurso, sendo que cada sessão semanal tem a duração de duas horas e assenta em três dimensões: breve refeição, apresentação do tema e discussão. As sessões exploram a base da fé cristã, abordando diferentes temas – como ‘Quem é Jesus?’, ‘Como podemos ter a certeza da nossa fé?’ ou ‘Como é que Deus nos conduz?’ – que são desenvolvidos, em vídeo com recurso a alguns testemunhos ou por um orador presencial, para potenciar a partilha dentro dos grupos de discussão.

Desde que tiveram início no Algarve, em 2017, os ‘Cursos Alpha’ têm vindo a realizar-se em várias paróquias, maioritariamente por via digital, sobretudo nas de São Luís e da Sé de Faro e nas de Lagos e Monchique.

Os interessados em realizar o ‘Curso Alpha’ que as paróquias de São Luís e da Sé de Faro vão promove podem inscrever-se através do email cursoalphafaro@gmail.com ou de formulário próprio.