Inicio | Cultura | Pastoral do Turismo da Diocese do Algarve cria “passeio dos presépios tradicionais algarvios”

Pastoral do Turismo da Diocese do Algarve cria “passeio dos presépios tradicionais algarvios”

Presepio_algarvioUm passeio temático, desta feita sobre os presépios tradicionais algarvios, é a proposta que faz a equipa da Pastoral Diocesana do Turismo do Algarve no seu site, nesta quadra natalícia.

O padre Miguel Neto, coordenador deste grupo de trabalho da Igreja algarvia, explica que esta é uma forma de «dar a conhecer a especificidade desta tradição da região», sendo esse um dos objetivos desta iniciativa».

No trabalho agora disponibilizado, dá-se ênfase ao facto de o presépio algarvio ter caraterísticas únicas: a figura do Menino Jesus é a única que nele se coloca e fica, normalmente, em pé, em lugar de centra, surgindo glorioso, triunfante, como Salvador, Cristo Rei do mundo e do universo e sempre velado por uma lamparina de azeite. O presépio é montado no alto de uma estrutura em escadaria/trono, decorada com os frutos desta época do ano (laranjas e outros citrinos) e frutos secos, ervas perfumadas e as searinhas (sementes germinadas).

Presepio_algarvio (1)Miguel Neto refere que «várias paróquias têm, nos últimos anos, vindo a recriar esta tradição de “armar” o presépio algarvio e este passeio permitirá a quem aceder à plataforma online encontrar informação sobre os locais onde este ano estão visitáveis presépios tradicionais, quer seja em igrejas, quer em espaços museológicos». E explica, ainda, que «os passeios deverão ser feitos de forma autónoma por quem o desejar, à semelhança do que já se havia proposto em relação aos Santos Algarvios (Beatos Vicente de Albufeira e Gonçalo de Lagos)».

Assim, propõe a Pastoral do Turismo visitas aos presépios de São Brás de Alportel (igreja matriz e Museu do Trajo), Loulé (Museu de Loulé), Santa Bárbara de Nexe (igreja matriz), São Bartolomeu de Messines (Museu do Traje e das Tradições) e Paderne (igreja matriz). Disponíveis estão as coordenadas GPS, para quem quiser localizar os espaços e um mapa, com a morada de cada local onde o presépio está “armado”, bem como informação sobre os horários de visita.

No site encontram-se, também, informações sobre as tradições gastronómicas associadas à celebração do Natal no Algarve e informações sobre a festa de Dia de Reis, igualmente muito relevante nas tradições da região.

Os dados recolhidos pela Pastoral Diocesana do Turismo remetem para a informação compilada pelo pároco de São Brás de Alportel, padre José da Cunha Duarte, que recentemente fez uma conferência em Tavira sobre este tema e que foi acompanhada pela Folha do Domingo, bem como para dados fornecidos pelo cónego José pedro Martins.

A Pastoral Diocesana do Turismo contou com o apoio da Algardata para a criação das páginas dedicadas a este “passeio”.

Verifique também

Manuel Baptista mostra 40 anos de produção artística numa exposição em Lisboa

Quarenta anos do trabalho de artes plásticas de Manuel Baptista vai ser alvo de uma …

Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR