Projeto "Alfaetílico" candidato ao prémio "Green Project Awards 2010"

Folha do Domingo
3 de Novembro de 2010

Ambiente

3 de Novembro de 2010

A “Victus Industrial Farense”, única fábrica em Portugal que transforma sementes de alfarroba, em parceria com a Universidade do Algarve está a desenvolver um projeto, denominado “Alfaetílico” (junção das palavras “alfarroba” e “etílico”).

“O processo consiste em extrair o açúcar da celulose de alfarroba, para produzir depois um xarope para fermentação de onde se obtém o álcool etílico. O álcool será depois misturado à gasolina produzindo um combustível mais amigo do Ambiente”, explicou à Lusa, proprietário da fábrica "Industrial Farense". Manuel Caetano

Por ser um projeto amigo do ambiente e sustentável, o “Alfaetílico” é candidato ao “Green Project Awards”, um acontecimento que em Portugal distingue projetos e entidades que demonstrem ser "economicamente responsáveis, socialmente inclusos e ambientalmente positivos".

Os vencedores do “Green Project Awards” vão ser conhecidos dia 10 de novembro, às 17:00, numa cerimónia marcada para o auditório da Culturgest, em Lisboa.

“Em 2010, ano europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social e Ano internacional da Biodiversidade, a sustentabilidade assume novos formatos e representa uma exigência acrescida para cidadãos e empresas”, defende o “Green Project Awards”.

O galardão Verde tem o apoio institucional dos ministérios das Finanças, Trabalho, Economia e Ambiente.

O “Projecto Biomares” do Centro de Ciênciado Mar da Universidade do Algarve recebeu em 2009 uma "Menção Honrosa" na categoria "Projecto" no "Green Awards Project", onde o vencedor foi o "Entrajuda - Banco de Bens Doados e Bancos de Equipamentos".

Na categoria Comunicação 2009 venceu o projeto "Ecopilhas Mega Pilhão"

Lusa

share Partilhar