Breves
Inicio | Cultura | Promontório de Sagres distinguido com Marca do Património Europeu

Promontório de Sagres distinguido com Marca do Património Europeu

SagresO Promontório de Sagres recebeu ontem a Marca do Património Europeu (MPE), uma distinção com que a União Europeia pretende dar visibilidade a sítios que celebrem e simbolizem a integração, os ideais e a sua história.

A distinção foi ontem atribuída a nove locais históricos, como um cemitério da Grande Guerra, na Polónia, e o Palácio Imperial de Viena, que, segundo o comissário europeu para a Cultura, Tibor Navracsics, “representam o caminho da Europa para a Unidade, a luta pela paz e a construção do nosso legado histórico”.

O Promontório de Sagres foi escolhido pela sua importância na epopeia dos Descobrimentos, “que marcaram a expansão, lançando a civilização europeia no seu caminho para o projeto global que veio a definir o mundo moderno”, segundo Bruxelas.

O Promontório e Fortaleza de Sagres datam do primeiro quartel do século XV e estão ligados aos Descobrimentos e à figura do seu promotor, o Infante D. Henrique.

A MPE tinha já sido atribuída à Biblioteca da Universidade de Coimbra e Carta de Lei de Abolição da Pena de Morte em Portugal (1867), que se encontra na Torre do Tombo, em Lisboa.

Verifique também

Paróquia de São Sebastião de Loulé vai criar espaço museológico com património descoberto

O pároco de Loulé anunciou a criação de um museu com o património descoberto na …