Inicio | Política | PS apresentou candidatos para Silves e estratégia centrada nas pessoas

PS apresentou candidatos para Silves e estratégia centrada nas pessoas

O PS/Silves apresentou lista de candidatos às eleições autárquicas de 2017 para aquele concelho algarvio, encabeçada por Fátima Matos, e uma estratégia centrada nas pessoas.

À Lusa, a candidata socialista à liderança da Câmara Municipal de Silves, Fátima Matos, sublinhou: “As pessoas são o centro da nossa proposta”.

A coesão social e a cidadania, a competitividade e o emprego, o ambiente e o desenvolvimento sustentável, a transparência e a modernização administrativa são os quatro eixos estratégicos da candidatura socialista para Silves.

O PS defende uma maior intervenção em prol da coesão social e da qualidade de vida dos munícipes do concelho de Silves, a promoção de uma participação ativa dos munícipes nas decisões sobre o concelho a vários níveis e com um modelo de orçamento participativo diferente do atual, que Fátima Matos disse ser de caráter consultivo.

Perante um concelho extenso e com uma população envelhecida, a candidata quer encontrar soluções para fixar os jovens em idade ativa através de medidas que promovam a criação de emprego e de empresas, com a atração de investimento, e quer uma incubadora de empresas no concelho.

Na área do ambiente e do desenvolvimento sustentável, a candidata considera que urge planear e gerir de forma diferente o território e as respostas às necessidades básicas da população.

A transparência e a modernização administrativa são áreas em que o PS/Silves propõe alterações através da modernização e reorganização dos serviços municipais, com vista a uma resposta mais eficaz aos pedidos dos munícipes e uma comunicação permanente e eficaz entre a autarquia e os cidadãos.

A estratégia desenhada pelos socialistas para Silves inclui propostas para um conjunto de projetos estruturantes, em que estão incluídas as reabilitações da Fábrica do Inglês, do Museu da Cortiça e do Rio Arade e a análise de possibilidades para um terreno em S. Bartolomeu de Messines que foi expropriado há vários anos para a construção de uma prisão que não ocorreu.

Fátima Matos referiu ainda que é urgente a reconversão do edifício do Museu do Pão de S. Marcos da Serra, que se encontra por concluir.

A candidata pretende que o edifício seja concluído e seja transformado em unidades residenciais para deficientes com mais de 18 anos, serviço em que o distrito de Faro apresenta carências.

Segundo Fátima Matos, além da resposta social, a criação desta unidade permite criar emprego local e dar novo impulso à economia daquela zona do concelho.

A presidente da Comissão Política do PS/Silves, Ana Sofia Belchior é a candidata socialista para a Assembleia Municipal de Silves.

A Câmara Municipal de Silves é liderada atualmente por Rosa Palma (PCP), que se recandidata nestas eleições.

Nas últimas eleições autárquicas, a CDU venceu a Câmara de Silves com 34,68% dos votos, que lhe garantiram três mandatos, enquanto o PSD obteve dois mandatos, ao obter 27,32% dos votos.

O PS obteve igualmente dois mandatos ao totalizar 25,63% dos votos daquele ano no concelho de Silves.

No final das eleições autárquicas de 2013, o mapa político autárquico no distrito de Faro ficou composto com 10 câmaras com gestão socialista, cinco autarquias lideradas pelo PSD e uma pela CDU.

Verifique também

Ministra diz que não há falta de médicos nos hospitais do Algarve e Coimbra

A ministra da Saúde, Marta Temido, afirmou hoje que não há falta de médicos nos …