Uma representação do Secretariado da Mobilidade Humana da Diocese do Algarve participou na Peregrinação do Migrante e do Refugiado ao Santuário de Fátima, nos dias 12 e 13 deste mês.
As celebrações em Fátima foram presididas por D. Joan-Enric Vives, arcebispo emérito de Urgel (Espanha), de que faz parte o Principado de Andorra, onde perto de 10 mil habitantes são cidadãos portugueses.
A peregrinação insere-se na Semana Nacional das Migrações, que decorreu de 10 a 17 de deste mês promovida pela Obra Católica Portuguesa de Migrações da Conferência Episcopal Portuguesa, que este ano teve como tema “Migrantes – Missionários da Esperança”.
A Diocese do Algarve, para além de ter participado em todos os momentos da peregrinação, ficou responsável pela adoração eucarística e recitação das vésperas, entre as 05h30 e 07h00, com lugar na basílica de Nossa Senhora do Rosário. Essa vigília de oração foi presidida pelo padre Rafael Ferreira, responsável pelo Secretariado Diocesano da Mobilidade Humana e pelo Setor das Migrações e Comunidades Étnicas daquele organismo, foi realizada a procissão e bênção do Santíssimo pelo recinto da capelinha das aparições.