Salir recua ao reinado de D. Dinis e rainha Santa Isabel em recriação histórica

Lusa
17 de Julho de 2019

Cultura

17 de Julho de 2019

Foto © Jorge Gomes/Click Time Photo

A aldeia de Salir vai ser palco de uma recriação histórica dos tempos do reinado de D. Dinis e da rainha Santa Isabel, entre sexta-feira e domingo, anunciou ontem a Câmara de Loulé.

Foto © Jorge Gomes/Click Time Photo

A localidade do interior do concelho louletano vai assim oferecer aos visitantes a oportunidade de “experienciar momentos importantes que marcaram a História de Portugal”, oferecendo no seu núcleo histórico “uma viagem no tempo e no espaço”, que será, “desta vez, ao reinado de D. Dinis”, adiantou a Câmara algarvia.

“Assim, irá recriar-se historicamente a vida no período posterior à conquista do Algarve por D. Afonso III, pai de D. Dinis, numa altura em que existia uma convivência entre religiões e muitos muçulmanos se converteram ao cristianismo e continuaram a viver no território português”, antecipou a autarquia de Loulé num comunicado.

Foto © Jorge Gomes/Click Time Photo

A mesma fonte sublinhou que D. Dinis “influenciou a História de Portugal” e “teve um papel preponderante” com a “assinatura do Tratado de Alcanizes, que definiu a fronteira política mais antiga e estável da Europa” e será à volta desta personagem e da “rainha Santa Isabel, sua esposa e figura muito amada pelos portugueses”, que as recriações, artes performativas, rábulas, animação itinerante, música e dança serão realizadas.

share Share