Breves
Inicio | Igreja | Santa Sé prepara novo Diretório Geral da Catequese, disse D. Rino Fisichella em Albufeira

Santa Sé prepara novo Diretório Geral da Catequese, disse D. Rino Fisichella em Albufeira

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A Santa Sé está a preparar um novo Diretório Geral da Catequese que deverá ficar pronto ainda este ano.

A informação foi hoje avançada pelo presidente do Dicastério para a Nova Evangelização em declarações ao Folha do Domingo e à Agência Ecclesia, à margem das jornadas de atualização do clero do sul que estão a decorrer em Albufeira em que foi o orador principal.

D. Rino Fisichella explicou que o novo documento para a catequese da Igreja dará atenção particular a muitas das temáticas da sociedade atual que se relacionam com sector da educação cristã, como a “cultura digital”, a “formação de catequistas”, a “pastoral que é feita em tantos ambientes” ou a “catequese para pessoas portadoras de deficiência”.

“Certamente ajudará a compreender que o grande esforço pastoral é aquele que deriva da formação”, afirmou o colaborador do papa, acrescentando que “o novo diretório será estudado e concebido à luz, não da dimensão sacramental, mas da nova evangelização”. Neste sentido, D. Rino Fisichella lembrou que “o Concílio Vaticano II anexou de maneira fundamental a catequese à evangelização”.

Na sua segunda reflexão na formação do clero, o arcebispo já se tinha referido concretamente à catequese e à sua relação com a nova evangelização. “Parece-me que deveríamos sair do túnel, em que, ao longo de algumas décadas, a catequese foi pensada apenas em vista dos sacramentos. Se a catequese vive em função dos sacramentos, que hoje estes estão reduzidos aos da iniciação, é óbvio que começa a falhar na sua própria função, que é a de consentir o amadurecimento da fé em relação com as condições de vida do crente”, afirmou, manifestando o receio de “que se tenha sacramentalizado demasiado a vida de fé, esquecendo que esta se exprime também com a formação e o testemunho da caridade”.

Na sua declaração sobre a ultimação do novo diretório, D. Rino Fisichella reforçou que, “no processo de evangelização que é missão, tarefa e responsabilidade da Igreja, a catequese é um passo fundamental” que “não se pode limitar à receção de sacramentos desde a primeira comunhão ao crisma”. “A catequese pela sua natureza significa aprofundar o conteúdo da fé e ajudar os cristãos a formar uma identidade forte que permita anunciar e testemunhar o evangelho”, sustentou.

Verifique também

Quase 90 peregrinos algarvios vão peregrinar à Comunidade Ecuménica de Taizé

Como acontece anualmente, voltam a realizar-se este ano, durante o mês de agosto, peregrinações de …