O bispo do Algarve visitou nos últimos dias as paróquias de Castro Marim e Monte Gordo e dois dos momentos que marcaram a iniciativa foram a ida ao Lar de Alzheimer e outras demências da Santa Casa da Misericórdia de Castro Marim na última sexta-feira e o encontro com os pescadores na Praia de Monte Gordo no sábado de manhã.



Inaugurada em 2023, aquela Estrutura Residencial para Idosos (ERPI) e Centro de Dia acolhe 70 utentes e 60 trabalhadores e custou 6 milhões de euros, financiada no âmbito do Programa Operacional CRESC Algarve 2020.



Na visita, conduzida pela diretora daquela instituição única a sul do Tejo, Iola Fernandes explicou que o trabalho ali realizado visa melhorar o desempenho cognitivo e diminuir a sintomatologia depressiva e de ansiedade dos utentes.



Aquela responsável lamentou que os utentes não cheguem ali mais cedo para serem tratados. “Temos essa pena porque as pessoas já chegam numa fase em que já não há muito que possamos fazer”, confidenciou, realçando a importância de um diagnóstico precoce e que, por isso, a instituição privilegia o acesso de pessoas numa fase inicial da doença com vista à estabilização das perturbações neurocognitivas. “Não conseguimos curar, mas procuramos colocar um travão que impede o aceleramento da sintomatologia”, sustentou.



O edifício, dotado de tecnologia avançada, permite, por exemplo, contrariar a “síndrome do pôr do sol”, um distúrbio do comportamento que, com a diminuição da luz solar no final do dia, deixa os doentes mais tristes, ansiosos e angustiados. A tecnologia instalada permite que, à medida que a luz exterior vai diminuindo, a interior vá aumentando para que os utentes não se apercebam que o dia chegou ao fim.



Durante a visita de D. Manuel Quintas às alas terapêutica e residencial, aos serviços de enfermagem e de fisioterapia, entre outras áreas, Iola Fernandes explicou ainda que a verdadeira inclusão daquelas pessoas tem de ser feita com recurso ao relacionamento com o exterior.


O bispo diocesano, que foi agraciado com uma lembrança pelo provedor José Manuel Cavaco, visitou ainda o Lar e Centro de Dia daquela Santa Casa da Misericórdia que acolhe pouco mais de 40 utentes.




Antes da visita às valências da Misericórdia de Castro Marim, D. Manuel Quintas foi recebido na Câmara Municipal pela vice-presidente Filomena Sintra e pelo vereador João Pereira. A autarca fez questão de referir que “o investimento que se fez no lar tem sido residual”, comparativamente com o que a autarquia tem destinado ao Lar de Alzheimer que “tem sido enorme”.
Filomena Sintra anunciou ainda a criação de um “hub social” com a Misericórdia, explicando tratar-se da concessão por parte da Câmara Municipal àquela instituição de um lote de terreno para a construção de um novo equipamento que inclua as valências de lar de idosos, creche e ATL. “É um projeto para fazermos um lar moderno num local em que as pessoas não estão confinadas ao espaço físico. Vão ter vista para o sapal. Vai ser um grande elemento de diferenciação neste Algarve”, completou durante aquela sessão que contou ainda com um momento cultural dedicado ao Dia Mundial da Poesia, protagonizado pela declamação de Fátima Valentim, acompanhada à guitarra por Nelson Ramiro, de um poema do cardeal D. José Tolentino Mendonça.
Depois do almoço, o bispo do Algarve visitou ainda o quartel da Guarda Nacional Republicana, a Biblioteca Municipal e encontrou-se com alunos da Universidade de Tempos Livres. À noite assistiu ao concerto de harpa e canto com Teresa Madeira, promovido pela Câmara Municipal na igreja de Castro Marim.
Na quinta-feira, 20 de março, a visita pastoral, que também contou com a participação do diácono Bruno Valente, teve início logo com um encontro com o grupo de 14 adultos e uma jovem da paróquia de Castro Marim que ontem se crismaram.
No sábado, 22 de março, D. Manuel Quintas iniciou o dia com um encontro que não estava inicialmente previsto. O bispo do Algarve reuniu-se junto à praia com cerca de duas dezenas de elementos da associação de pescadores de Monte Gordo e disse-lhes que aquele encontro teve em conta o apreço pelo seu “trabalho muito sacrificado” e pretendeu deixar-lhes “uma palavra de alento, de encorajamento e de força no meio das adversidades”. “O tempo que passei no Algarve ajudou-me não só a apreciar mais o peixe e a conhecer as suas espécies, como também a apreciar o vosso trabalho, a valorizá-lo e a defender-vos no meio de tantas situações que não são benéficas porque não defendem os pescadores”, acrescentou.
D. Manuel Quintas lembrou-lhes ainda que “Jesus viveu no meio de pescadores” e que os primeiros homens que chamou eram pescadores. “O mar, a pesca e os pescadores estão muito ligados também ao anúncio do Evangelho e à pessoa de Jesus. A ação de Jesus esteve sempre ligada também aos pescadores”, evidenciou.
No sábado, o responsável católico encontrou-se ainda com os responsáveis da comunidade paroquial de Monte Gordo, com toda a catequese paroquial, incluindo catequistas, crianças e pais e presidiu à Eucaristia. À noite encontrou-se ainda com as comunidades do Caminho Neocatecumenal e presidiu à Eucaristia em que participaram.



Ontem, D. Manuel Quintas encontrou-se na igreja matriz de Castro Marim com as crianças da catequese e os seus catequistas. O bispo diocesano explicou-lhes o significado dos principais símbolos do episcopado – mitra, solidéu e báculo –, referiu-se aos diversos espaços da igreja e explicou a diferença entre os diferentes livros usados na celebração eucarística, concretamente entre o missal e os lecionários.



D. Manuel Quintas lembrou-lhes que a mitra do bispo – em forma triangular que aponta para o céu – deve ser “sinal do seu empenho em ser santo e ser modelo de santidade para os outros”. “O bispo procura ser a imagem de Jesus, o bom pastor. O bispo assume a missão de pastor, mas é para dizer que o bom pastor é Jesus porque foi ele que morreu por nós”, referiu.


Depois daquele encontro, o bispo do Algarve presidiu à Eucaristia com administração do sacramento da Confirmação. “Que esta Missa com a celebração do Crisma em ambiente de visita pastoral possa significar um rejuvenescimento desta vossa paróquia”, desejou.
Ontem à tarde, presidiu ainda à celebração da Eucaristia na comunidade do Monte Francisco, pertencente à paróquia de Castro Marim, com a qual encerrou a visita pastoral.
No final da celebração, o pároco das duas paróquias, padre Tiago Pereira, que acompanhou toda a visita, agradeceu a sua vinda.
com Bruno Valente