A Junta Regional do Algarve do Corpo Nacional de Escutas (CNE) promove entre 01 a 06 de setembro o XIV Acampamento Regional (ACAREG).

Após as últimas edições realizadas no sítio do Vale das Almas, concelho de Faro (local onde decorre anualmente a Concentração Internacional de Motos promovida pelo Moto Clube de Faro), a atividade rumará este ano ao Campo Escutista de Tavira (CET) que tem vindo a ser edificado desde 2020.

A organização informa que “o acampamento regional reunirá escuteiros de toda a região do Algarve, num momento único de partilha, formação e compromisso com os valores do escutismo”. Durante a semana, os escuteiros serão convidados a viver sob o lema “Dá + cor ao mundo”.

O ACAREG 2025 terá então início no dia 01 de setembro, pelas 18h, com o acolhimento, seguido de uma visita ao campo, da celebração da Eucaristia, às 20h30, presidida pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas e da cerimónia de abertura, pelas 21h30.

O ACAREG contará com a participação de quase todo o efetivo do CNE da região algarvia. O movimento, fundado em 1932 no Algarve pelo cónego José Augusto Vieira Falé, conta atualmente com 34 agrupamentos num total de mais 2.000 elementos.

O CET foi criado no terreno de seis hectares do antigo estaleiro das obras de construção do troço da Via do Infante (A22) entre Vila Real de Santo António e Tavira – localizado no perímetro florestal da Mata Nacional da Conceição de Tavira, mais conhecida como Mata de Santa Rita, desativado há mais de 30 anos – era um sonho antigo do Agrupamento 100 – Tavira.

É um dos campos escutistas em Portugal com a distinção de “Campo de Excelência”, atribuída pelo Departamento Nacional de Centros Escutistas do CNE.