Bispo do Algarve encabeçou representação algarvia no encerramento em Fátima do Ano Missionário

Samuel Mendonça
21 de Outubro de 2019

Igreja

21 de Outubro de 2019

Foto © João Cláudio Fernandes

A Igreja Católica celebrou este domingo o Dia Mundial das Missões, marcado em Portugal por uma peregrinação nacional a Fátima que encerrou o Ano Missionário extraordinário convocado pelo episcopado.

A peregrinação nacional a Fátima contou com uma representação da Diocese do Algarve, encabeçada pelo seu bispo, D. Manuel Quintas, e constituída por algumas delegações de paróquias algarvias, bem como do Seminário Diocesano, que se deslocaram ao santuário da Cova da Iria.

A missa de ontem, que também assinalou os 175 anos da presença do Apostolado de Oração em Portugal, foi presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, que referiu que “missão e oração andam a par”, lembrando que “o desafio cultural da missão é hoje grande”.

D. Manuel Clemente acrescentou que a grande aglomeração quantitativa de pessoas e etnias” nos ambientes urbanos, sem “o reconhecimento mútuo e a comunicação interpessoal autêntica. Por vezes o ‘sair de casa’, em sentido missionário, pode significar virar a esquina e entrar num mundo bem diferente ali ao lado, sustentou.

Foto © João Cláudio Fernandes

Após a leitura do Evangelho, o presidente da celebração entregou a uma família, a representantes das dioceses de Portugal e dos institutos missionários uma edição dos Evangelhos, sinal do “mandato missionário” confiado a todos os batizados.

Os 37 bispos portugueses presentes consagraram ainda a Igreja Católica ao Sagrado Coração de Jesus.

“Coração de Jesus, Filho amado do Pai, a Igreja em Portugal Te Louva: damos-Te graças pela tua presença na história que continua a desafiar-nos ao compromisso com o Reino”, disse D. Manuel Clemente.

“Que, pela oração e pela caridade, aprendamos de Ti a compaixão e a misericórdia e, atentos aos sinais dos tempos, encontremos hoje caminhos renovados de esperança para a nossa humanidade”, continuou o episcopado, diante do monumento ao Sagrado Coração de Jesus, no centro do recinto do Santuário de Fátima.

com Agência Ecclesia

share Partilhar