A Câmara de Silves concedeu um apoio aos 10 jovens daquele concelho que irão à Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que vai decorrer de 23 a 27 deste mês no Panamá, com o papa Francisco.

A autarquia apoiou o grupo, que inclui o padre Nelson Rodrigues, pároco de Silves, com 3.000 euros (300 euros cada participante), após uma candidatura que a paróquia apresentou ao Programa de Apoio ao Associativismo Juvenil (PAAJU).

A presidente da Câmara de Silves, Rosa Palma, que lhes desejou “uma boa jornada”, entregou-lhes também uma bandeira do concelho na sessão de atribuição do subsídio, para que a mesma possa visibilizar a representação do município naquele encontro mundial de jovens católicos com o papa.

Os jovens de Silves vão integrar-se no contingente algarvio composto por 28 elementos, dos quais, para além do pároco de Silves, participarão mais dois jovens sacerdotes: os padres Tiago Veríssimo, pároco de Monchique, e Adelino Ferreira, pároco de Vila Real de Santo António.

Os algarvios sairão no próximo dia 19 deste mês, às 3h30m, da igreja das Ferreiras rumo ao aeroporto de Lisboa (onde se encontrarão com os dois algarvios que irão diretamente para o aeroporto da capital) para embarcarem no voo que os levará a fazer escala em Newark (EUA), antes de chegarem ao Panamá. No dia 30, o regresso será também feito via Newark, mas passarão ainda por Munique antes de fazer escala em Lisboa de volta ao Algarve.

A organização da XXXIV Jornada Mundial da Juventude espera 200 mil jovens provenientes de 155 países, incluindo mil jovens indígenas dos cinco continentes.

As JMJ nasceram por iniciativa de São João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude; são um acontecimento religioso e cultural que reúne jovens de todo o mundo durante uma semana.

com Ecclesia