Há 27 escolas no Algarve com surtos ativos de infeção de covid-19, afirmou hoje o secretário de Estado da Saúde.

António Lacerda Sales na conferência de imprensa de acompanhamento da pandemia disse que Portugal tem um total de 477 surtos e descartou para já a possibilidade de antecipar as férias de natal dos alunos.

“Não nos parece que as escolas sejam focos de grande intensidade”, referiu o governante.

O secretário de Estado da Saúde indicou ainda que há 291 surtos em escolas na região de Lisboa e Vale do Tejo, 72 na zona Centro, 58 na zona Norte e 29 no Alentejo.

“Nada nos antecipa” que seja necessário mudar o calendário escolar, referiu António Lacerda Sales, que considerou que “as autoridades de saúde fazem bem o trabalho de segregação do que são os casos positivos, contactos de alto risco e contactos de baixo risco”.

Turmas, zonas de escolas ou estabelecimentos inteiros só fecham “caso a autoridade de saúde o entenda, de acordo com a estratificação do risco”.

A região do Algarve tem hoje notificados mais 90 casos de infeção, somando 4.549 casos e 41 mortos desde o início da pandemia e Portugal contabiliza mais 61 mortos relacionados com a covid-19 e 6.489 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

com Lusa