O ciclo de seminários sobre espiritualidade promovido pela Universidade Aberta (UAb) vai ter uma segunda edição.
Após a primeira edição realizada, entre 15 de abril e 13 de maio deste ano por via digital, a iniciativa, que refletirá sobre a temática “Espiritualidades no Século XXI”, voltará a realizar-se entre 05 de novembro e 17 de dezembro.
Segundo nota informativa enviada ao Folha do Domingo, a organização explica que este segundo ciclo de seminários visa ajudar a refletir sobre “as grandes questões que o racionalismo contemporâneo coloca à nossa fé”.
“Perturbações mentais ou problemas espirituais? A possessão diabólica: verdade ou mito?” são as que servirão de pano de fundo ao primeiro seminário que terá como orador no dia 05 de novembro o arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.
“Anjos e demónios, história do mundo angélico” é a temática que orientará a reflexão do padre Rafael Rocha no dia 12 de novembro; “Será a fé compatível com uma sociedade plenamente racional, materialista, virada para o concreto da ciência?” será a interrogação que enquadrará a intervenção do padre Pedro Manuel no dia 19 de novembro; “As origens: Adão e Eva ou Evolucionismo” é o tema que abordará o cónego Mário de Sousa no dia 26 de novembro; “Espiritualidade Cristã e novas formas de espiritualidade (new age), distanciamento e aproximações?” serão as perguntas que servirão de lançamento para a intervenção do padre Flávio Martins no dia 03 de dezembro; a pergunta “Como comunicar a fé numa sociedade digital?” servirá de pano de fundo para a palestra do padre Miguel Neto no dia 10 de dezembro; e o cónego Carlos de Aquino procurará responder à questão “Vida pós-morte, sim ou não?” no dia 17 de dezembro.
A realização de uma sessão por semana, sempre pelas 18h, terá a duração de 60 minutos e os interessados em participar deverão formalizar a sua inscrição online.
O evento é organizado em parceria pelo Centro Local de Aprendizagem da UAb em Silves, pela delegação sul da Associação Académica da UAb e pela paróquia de Silves.