A nova ponte da Praia de Faro, inaugurada no passado domingo, 12 de janeiro, foi benzida pelo vigário-geral da Diocese do Algarve.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo
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O cónego Carlos César Chantre aproveitou a ocasião para explicar que “não é o sacerdote que abençoa”. “Quem abençoa é Deus. Quem pede a Deus a bênção são as pessoas, é o povo”, esclareceu durante a bênção realizada à entrada do novo tabuleiro sob a Ria Formosa.

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“Vamos pedir a Deus que abençoe as pessoas que tornaram possível esta obra e as que hão de passar por esta obra”, afirmou, agradecendo também pelo “dom da inteligência” concedido aos homens para construir obras como aquela.

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Seguiu-se o corte da fita pela ministra do Ambiente, Maria da Graça Carvalho, após o qual o trânsito foi aberto ao público. A Câmara de Faro fez questão de fazer passar, simbolicamente, pela nova ponte um autocarro e mais dois veículos pesados, um dos bombeiros e outro da FAGAR, empresa municipal responsável pela recolha de lixo. Na sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal acabaria por explicar aquela opção. Rogério Bacalhau frisou que a nova estrutura “vai permitir revolucionar as condições de acessibilidade, mobilidade e segurança do acesso de e para a praia, não apenas por parte dos automóveis ligeiros, mas, acima de tudo, por parte dos veículos de emergência e socorro, algo que até agora não era possível”.

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Mas a sessão, que teve lugar na tenda montada à entrada da praia, teve início com a atuação da charola Mocidade União Bordeirense. Seguiu-se a explicação do representante da equipa projetista sobre a complexidade da obra realizada. O engenheiro Bruno Rocha referiu que a envolvente ambiental “foi uma das principais condicionantes na construção” e que a questão hidráulica também foi um aspeto exigente do projeto.

Aquele responsável, que detalhou os condicionantes geotécnicos, explicou que as fundações da ponte do lado de Faro foram feitas a cerca de 20 metros de profundidade e do lado da praia a mais de 40 metros. Bruno Rocha disse ainda que a plataforma intermédia não está ainda concluída. “Vai ser alvo de um arranjo paisagístico com uma zona de descanso”, adiantou.

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Também a ministra referiu que a execução da obra “implicou um especial cuidado no sentido de se assegurar o cumprimento das condicionantes ambientais”. Maria da Graça Carvalho lembrou faltar ainda a demolição da ponte antiga, com quase 70 anos, ao lado da qual foi construído o novo tabuleiro.

A governante anunciou ainda um “projeto de re-natularização da praia de Faro” com um investimento total de 1,4 milhões de euros. A ministra referiu-se ainda à remoção de 49 habitações “que se encontram ameaçadas de destruição pelo mar”. “O Estado assegura o realojamento, mas é importante frisar que esse realojamento só será feito e sempre de uma forma voluntária”, declarou, explicando que aos moradores “é-lhes oferecida uma alternativa: um apartamento novo”.

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Rogério Bacalhau disse viver, “enquanto autarca, um dia muito feliz”. “Este é um dia em que finalmente, após alguns avanços e certamente muitos recuos, vemos concretizar um anseio com praticamente duas décadas. Um grande anseio da comunidade local, em particular da praia, como de toda a comunidade farense, para quem a praia de Faro é, natural e historicamente, a sua zona balnear predileta”, disse.

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O presidente da Câmara referiu-se a um “avultado investimento do município” na construção que tinha um valor base de 5 milhões de euros. “Logo na primeira revisão, ainda antes da empreitada se iniciar, subiu para 6,5 milhões e, com uma nova revisão decorrente do cumprimento das condicionantes ambientais e da adequação das estruturas, vai ficar em cerca de 8 milhões”, justificou, considerando que aquela obra foi “seguramente a mais complexa que se realizou não apenas em Faro, mas na região do Algarve durante este século”.

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O autarca disse ainda que a nova ponte “vai permitir a jusante outros muitos e significativos benefícios para a Praia de Faro e para os seus utilizadores”. “Nesse sentido, e com a nova possibilidade de passar a ter aqui veículos pesados, estamos já a ultimar um concurso com esta profunda requalificação da Praia de Faro que vai permitir intervir a nível do asfalto, passeios, sinalização horizontal, pintura e reorganização dos lugares de estacionamento, entre várias outras intervenções quer vão dar maior conforto e ajudar a regrar a circulação automóvel e a circulação nesta zona, cuja pressão é naturalmente grande em particular nos meses de verão”, sustentou.

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Bacalhau aproveitou ainda para enumerar “vários projetos estruturantes que vão mudar a cara do concelho nos próximos anos” e anunciar “investimentos de mais de 70 milhões de euros até 2027”.

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O projeto da nova ponte, iniciado pela extinta Sociedade Polis Litoral Ria Formosa e adjudicado em 2011, incluiu também o parque de estacionamento exterior e o passadiço inaugurado em 2016. A nova ponte, com trânsito nos dois sentidos, tem 178 metros de extensão e 10,36 metros de largura, com 6,40 metros de faixa de rodagem, e dois passeios pedonais, um deles aliando a componente ciclável.