Em missiva dirigida ao final da manhã de hoje ao clero, D. Manuel Quintas anunciou então que nomeou o padre Bruno Valente, de 25 anos, como vigário paroquial das paróquias de Boliqueime, Ferreiras e Paderne. O sacerdote, ordenado no passado dia 08 de junho, foi ainda nomeado capelão do Centro Paroquial de Paderne.

O padre Bruno Valente irá colaborar com o padre Pedro Manuel, pároco daquelas paróquias desde agosto de 2015, que irá no próximo ano letivo finalizar o mestrado em Acompanhamento Espiritual e Discernimento Vocacional na Escola de Formadores da Universidade Pontifícia de Comillas, em Salamanca (Espanha), iniciado em 2011 e que frequentou até 2014.

D. Manuel Quintas nomeou ainda o diácono Fernando António Martins para o serviço associado ao padre Pedro Manuel em Boliqueime, Ferreiras e Paderne. Aquele diácono, oriundo de Belém do Pará (Brasil), chegou ao Algarve em dezembro do ano passado, tendo começado a colaborar com aquelas paróquias em abril deste ano.
O bispo diocesano nomeou também o padre Tiago Pereira, da congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (dehonianos), como pároco da paróquia de Vila Real de Santo António, continuando a ser vigário paroquial de Altura, Azinhal, Cacela e Odeleite. Aquele sacerdote de 40 anos, que está no Algarve desde 2022, acumula com as paróquias de Castro Marim e Monte Gordo, das quais é pároco desde aquele ano.

O padre Tiago Pereira substituirá na paróquia de Vila Real de Santo António o padre Agostinho Pinto, da mesma congregação, que veio para o Algarve em 2010 e que era desde esse ano pároco de Cacela; em 2013 passou a ser também pároco “in solidum” de Altura, Azinhal, Castro Marim, Monte Gordo, Odeleite e Vila Real de Santo António; e em 2019 passou a ser pároco só de Cacela e Vila Real de Santo António.
O bispo do Algarve nomeou ainda o padre Tiago Pereira presidente da Comissão Diocesana Justiça e Paz, substituindo naquele serviço o diácono Luís Galante.
O padre Tiago Pereira tomará posse no dia 13 de setembro, na Eucaristia das 19h, na igreja matriz de Vila Real de Santo António.

Para a comunidade dehoniana algarvia virá também o padre Daniel Paulo Rocha, de 44 anos, que foi nomeado pelo bispo diocesano pároco das paróquias de Altura, Azinhal, Cacela e Odeleite. O sacerdote madeirense, ordenado em 2008 por D. António Carrilho, substituirá nas paróquias de Cacela o padre Agostinho Pinto e nas de Altura, Azinhal e Odeleite o padre José Armando da Silva, também dehoniano, que era pároco daquelas paróquias desde 2016, ano em que veio para o Algarve. O padre Daniel Rocha foi também nomeado vigário paroquial das paróquias de Castro Marim, Monte Gordo e Vila Real de Santo António.
O padre Daniel Rocha toma posse das paróquias de Altura, Azinhal e Odeleite no dia 30 de agosto, na Eucaristia das 18h, na igreja de Altura e da paróquia de Cacela no dia 14 de setembro, na Eucaristia das 10h30.

D. Manuel Quintas manifesta ainda o seu “reconhecimento” aos sacerdotes dehonianos que estão de saída “pelo seu serviço dedicado e generoso” à diocese, com a certeza da continuidade da “oração fraterna” e “comunhão” no desempenho das funções que a Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus agora lhes confia.

O bispo do Algarve informa ainda que fará parte da comunidade dehoniana algarvia, em Vila Real de Santo António, o padre José David Quintal Vieira, sem nomeações pastorais, e da comunidade franciscana algarvia, em Faro, o frei Álvaro da Silva, natural de Olhão, que será o novo guardião da Fraternidade Franciscana de Faro. D. Manuel Quintas agradece ainda ao frei Joaquim Augusto Freitas, de saída, por este ano vivido naquela Fraternidade e pelo “serviço diversificado” à diocese.