As celebrações fúnebres do padre Adelino Ferreira, falecido na passada terça-feira, 08 de julho, decorrerão este fim de semana na Póvoa de Santa Iria e em Paços de Ferreira.

Segundo informação divulgada pela Província Portuguesa dos Sacerdotes do Coração de Jesus, amanhã, 12 de junho, será celebrada Missa exequial, pelas 19h, na igreja de Nossa Senhora da Paz da Póvoa de Santa Iria, que permanecerá aberta depois da celebração para que todos os que desejarem possam despedir-se do falecido sacerdote.

No domingo, 13 de julho, pelas 8h terá início o cortejo fúnebre daquela igreja para a igreja paroquial de Seroa, em Paços de Ferreira, terra natal do padre Adelino Ferreira, onde deverá chegar por volta das 14h.

Às 16h, aquela igreja acolherá a celebração da Missa exequial, seguindo, depois da Eucaristia, o féretro para o cemitério local de Seroa, onde o corpo do falecido sacerdote será sepultado.

A Missa de sétimo dia será celebrada no dia 15 de julho, pelas 21h, na igreja de Nossa Senhora da Paz na Póvoa de Santa Iria.

O sacerdote foi vítima de uma paragem cardíaca, em Kandersteg, na Suíça, onde estava a participar numa atividade escutista. Era membro da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (dehonianos) desde 21 de setembro de 2000, tendo recebido a ordenação presbiteral a 27 de setembro de 2009.

O padre Adelino Ferreira integrou entre 2013 e 2019 a comunidade algarvia daquele instituto religioso, tendo servido as paróquias de Altura, Azinhal, Cacela, Castro Marim, Monte Gordo, Odeleite e Vila Real de Santo António.

Foi ainda assistente regional-adjunto do Corpo Nacional de Escutas no Algarve, tendo sido nomeado em 2017 pelo bispo do Algarve, D. Manuel Quintas.

Desde 2019, o padre Adelino Ferreira era membro da comunidade dehoniana da Casa de Santa Maria, no Forte da Casa, onde desempenhava as funções de superior e ecónomo; desde esse mesmo ano era pároco da Póvoa de Santa Iria, na vigararia de Vila Franca de Xira – Azambuja, no Patriarcado de Lisboa.

Em 2013, o padre Adelino Ferreira, de 43 anos, chegou ao Algarve vindo da comunidade dehonianas de Coimbra, sediada no Instituto Missionário Sagrado Coração, que prestava assistência às capelanias de Conchada, Loreto, Brinca e Ingote e Monte Formoso.

Em 2019 fez parte da comitiva algarvia participante na Jornada Mundial da Juventude com o Papa Francisco no Panamá.