Os dois grupos do contingente algarvio que viajam de autocarro rumo a Roma para participar no Jubileu dos Jovens, que amanhã tem início na capital italiana, foram os primeiros a abalar. Saíram ontem à tarde, pelas 15h, do Patacão e de Faro.

Hoje de manhã chegaram a Girona, em Espanha, por volta das 08h (hora local espanhola, menos uma em Lisboa), onde permaneceram até às 19h locais, tendo participado na Eucaristia esta manhã na basílica daquela cidade, concelebrada pelos dois sacerdotes algarvios que os acompanham: os padres Bruno Valente e Tiago Veríssimo.

De Girona saíram com destino a Assis (Itália), onde farão uma paragem de quatro ou cinco horas na manhã de amanhã, 28 de julho, para visita, incluindo ao túmulo do beato Carlo Acutis. Dali seguirão para Roma, onde deverão chegar por volta das 18h locais (menos uma em Lisboa).

Do Algarve já saiu também o primeiro grupo de avião, que chegou logo pela manhã a Roma. Esse grupo foi acompanhado pelo coordenador do Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve, João Costa, e pelos padres Samuel Camacho, assistente daquele organismo, e António de Freitas, vigário episcopal para a Pastoral da diocese algarvia.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

Depois do almoço, saiu de Faro o transfer que levou o grupo até ao aeroporto de Sevilha para embarcar no voo para Roma que descolou há pouco, por volta das 20h locais (menos uma em Lisboa). Esta noite seguem mais dois grupos de transfer até Málaga e Sevilha, que chegarão a Roma amanhã de manhã, por volta das 09h locais (menos uma em Lisboa).

Outro grupo de algarvios partirá esta noite, por voltas das 03h, até ao aeroporto de Lisboa, de onde sairá num voo amanhã de manhã rumo a Roma.

Foto © Samuel Mendonça/Folha do Domingo

No total, a Diocese do Algarve participa com 367 elementos no Jubileu dos Jovens. Os algarvios ficarão alojados na Fiera di Roma, o parque de feiras da cidade a cerca de 15 minutos do aeroporto de Fiumicino e pouco mais de 20 quilómetros do Vaticano que diariamente serão percorridos durante cerca de uma hora de comboio ou meia hora de autocarro. Aquela infraestrutura, que pode acolher até 60.000 participantes, foi inaugurada em 2006 e ocupa uma área total de 390.000 metros quadrados, dos quais 30.000 são espaços verdes públicos e 150.000 são espaços de exposição cobertos. Para além dos algarvios, deverão ficar ali também os participantes de quase todas as restantes dioceses portuguesas.

Inserido no programa do Jubileu dos Jovens decorrerá no dia 30 de julho para os cerca de 11.400 participantes nacionais o encontro dos portugueses com duas Eucaristias a serem celebradas de manhã na basílica de São Paulo Fora dos Muros e à tarde com eventos culturais e musicais nas quatro igrejas ligadas aos cardeais lusos D. Tolentino de Mendonça (igreja dos Santos Domingos e Sisto), D. Américo Aguiar (basílica de Santo António de Pádua), D. Manuel Clemente (igreja de Santo António dos Portugueses) e D. António Marto (basílica de Santa Maria Sopra Minerva).

O programa do encontro para o qual a Igreja Católica convocou os jovens no âmbito da celebração do Ano Santo de 2025 incluirá ainda na terça-feira, 29 de julho, a Missa de boas-vindas, pelas 19h (hora local, menos uma em Lisboa) na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Na quarta e quinta-feiras, 30 e 31 de julho, das 10h30 às 18h (hora local, menos uma em Lisboa) decorrerá a iniciativa ‘Diálogo com a cidade’ composta por eventos de caráter cultural, artístico e espiritual espalhados por Roma. Na sexta-feira, 01 de agosto, das 10h30 às 18h (hora local, menos uma em Lisboa), terá lugar no Circo Massimo um dia penitencial com a possibilidade de receção do sacramento da Reconciliação.

No sábado, 02 de agosto, das 15h às 20h (hora local, menos uma em Lisboa), decorrerá um momento de entretenimento com música e testemunhos e, das 20h30 às 21h30 (hora local, menos uma em Lisboa), em Tor Vergata terá lugar a vigília com o Papa, sendo que os jovens irão pernoitar naquele amplo terreno – que acolheu também a vigília e a Missa final da Jornada Mundial da Juventude no Jubileu de 2000, sob a presidência do Papa João Paulo II – e que no dia seguinte, 03 de agosto, acolherá às 09h (hora local, menos uma em Lisboa) a Missa conclusiva do Jubileu dos Jovens, presidida por Leão XIV.

A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, que o dedicou ao tema da esperança, e está a ser continuado com o pontificado de Leão XIV.