A Diocese do Algarve participará com 367 elementos no Jubileu dos Jovens, que decorrerá de 28 deste mês a 03 de agosto em Roma (Itália).

O contingente algarvio seguirá para Roma de avião e de autocarro acompanhado por cinco sacerdotes, os padres António de Freitas, Bruno Valente, Nelson Rodrigues (que acompanha o grupo das paróquias de Lagos), Samuel Camacho (assistente do Setor da Pastoral Juvenil da Diocese do Algarve) e Tiago Veríssimo (que acompanha o grupo da paróquia de Monchique).

Os 96 peregrinos, incluindo os padres Bruno Valente e Tiago Veríssimo, que farão a viagem por via terrestre sairão de Faro no dia 26 deste mês em dois autocarros. O primeiro, com 51 passageiros (47 da paróquia da Sé de Faro e quatro da paróquia de São Luís de Faro, incluindo nove adultos animadores), partirá pelas 15h do parque de estacionamento de São Francisco. O segundo, com 48 pessoas (das paróquias do Monchique, Montenegro, Nossa Senhora do Amparo de Portimão, Olhão, Quarteira – incluindo da comunidade das Pereiras – e da comunidade de São Paulo da paróquia de São Pedro de Faro, incluindo 10 adultos animadores), partirá pelas 15h do parque de estacionamento do Carmelo do Patacão.

Os dois autocarros seguirão de Faro até Girona (Espanha), onde farão uma paragem no dia seguinte (27 de julho) das 08h às 19h (hora local espanhola, menos uma em Lisboa) com Eucaristia às 11h locais na basílica daquela cidade concelebrada pelos dois sacerdotes algarvios. De Girona sairão com destino a Assis (Itália), onde farão uma paragem de quatro ou cinco horas na manhã de segunda-feira (28 de julho) para visita, incluindo ao túmulo do beato Carlo Acutis. Dali seguirão para Roma, onde deverão chegar por volta das 18h locais (menos uma em Lisboa).

O regresso ao Algarve será feito no dia 03 de agosto com passagem por Barcelona, onde farão a paragem de 11h que incluirá a Eucaristia dominical na basílica da Sagrada Família. A Faro chegarão no dia 05 de agosto, por volta das 11h.

De avião com destino a Roma partirão nos dias 27 e 28 de julho quatro grupos, apenas um a partir do aeroporto de Faro e os restantes três com partida dos aeroportos de Málaga e Sevilha, na vizinha Andaluzia espanhola. O regresso destes grupos será feito nos dias 03 e 04 de agosto, através dos aeroportos de Málaga e Sevilha com transporte também de autocarro para Faro.

Os algarvios ficarão alojados na Fiera di Roma, o parque de feiras da cidade a cerca de 15 minutos do aeroporto de Fiumicino e pouco mais de 20 quilómetros do Vaticano que diariamente serão percorridos durante cerca de uma hora de comboio ou meia hora de autocarro. Aquela infraestrutura, que pode acolher até 60.000 participantes, foi inaugurada em 2006 e ocupa uma área total de 390.000 metros quadrados, dos quais 30.000 são espaços verdes públicos e 150.000 são espaços de exposição cobertos. Para além dos algarvios, deverão ficar ali também os participantes de quase todas as restantes dioceses portuguesas.

Inserido no programa do Jubileu dos Jovens decorrerá no dia 30 de julho para os cerca de 11.400 participantes nacionais o encontro dos portugueses com duas Eucaristias a serem celebradas de manhã na basílica de São Paulo Fora dos Muros e à tarde com eventos culturais e musicais nas três igrejas ligadas aos cardeais lusos D. Tolentino de Mendonça (igreja dos Santos Domingos e Sisto), D. Américo Aguiar (basílica de Santo António de Pádua) e D. Manuel Clemente (igreja de Santo António dos Portugueses).

O programa do encontro para o qual a Igreja Católica convocou os jovens no âmbito da celebração do Ano Santo de 2025 incluirá ainda no dia 29 deste mês a Missa de boas-vindas, pelas 19h (hora local, menos uma em Lisboa) na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Nos dias 30 e 31 de julho, das 10h30 às 18h (hora local, menos uma em Lisboa) decorrerá a iniciativa ‘Diálogo com a cidade’ composta por eventos de caráter cultural, artístico e espiritual espalhados por Roma. No dia 01 de agosto, das 10h30 às 18h (hora local, menos uma em Lisboa), terá lugar no Circo Massimo um dia penitencial com a possibilidade de receção do sacramento da Reconciliação.

No dia 02 de agosto, das 15h às 20h (hora local, menos uma em Lisboa), decorrerá um momento de entretenimento com música e testemunhos e, das 20h30 às 21h30 (hora local, menos uma em Lisboa), em Tor Vergata terá lugar a vigília com o Papa, sendo que os jovens irão pernoitar naquele amplo terreno – que acolheu também a vigília e a Missa final da Jornada Mundial da Juventude no Jubileu de 2000, sob a presidência do Papa João Paulo II – e que no dia seguinte, 03 de agosto, acolherá às 09h (hora local, menos uma em Lisboa) a Missa conclusiva do Jubileu dos Jovens, presidida por Leão XIV.

A Igreja Católica está a celebrar o Ano Santo 2025, o 27.º jubileu ordinário da história, por iniciativa do Papa Francisco, que o dedicou ao tema da esperança, e está a ser continuado com o pontificado de Leão XIV.