O Seminário de São José da Diocese do Algarve editou uma publicação que visa divulgar a história da instituição bicentenária, também do ponto de vista da dimensão social e religiosa.
A obra, intitulada “Segundo o coração de Deus – O Seminário de São José da Diocese do Algarve”, será apresentada no próximo dia 05 de novembro, no contexto da Semana de Oração pelos Seminários, pelas 18h30, no edifício da própria instituição no largo da Sé, em Faro.

A publicação é da autoria da historiadora algarvia Andreia Fidalgo, docente auxiliar convidada da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais e da Faculdade de Economia da Universidade do Algarve e investigadora no Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa.
D. José Maria de Melo, bispo do Algarve entre 1787 e 1789, criou condições que possibilitassem a construção do edifício e a fundação do Seminário diocesano, tarefa que coube ao seu sucessor, também oratoriano, D. Francisco Gomes do Avelar, bispo da diocese entre 1789 e 1816. O Seminário de Faro, cujo projeto foi confiado ao arquiteto italiano Francisco Xavier Fabri, abriu então portas logo a 08 de janeiro de 1797, na parte primeiramente edificada, mas só em 1806, com a construção do refeitório, as obras ficaram concluídas.










