Pub

O objetivo, tal como explica a Equipa Vicarial de Loulé para Juventude e Vocações foi “à semelhança do que já se faz no tempo do Advento, possibilitar um momento de encontro e oração entre os jovens da vigararia para que juntos tomem consciência deste tempo quaresmal na caminhada e vida cristã”.

A adesão dos jovens da vigararia foi grande, tendo participado nesta via-sacra cerca de 150 jovens oriundos da maioria das paróquias da vigararia.

Premiada por uma noite não muito fria, sem vento nem chuva e com o mar tranquilo, pelas 21.30h, os 150 jovens, acompanhados por cerca de uma centena de adultos, iniciaram a Via-Sacra Jovem, presidida pelo responsável vicarial, o padre António de Freitas.
O primeiro momento realizou-se no interior da igreja de Armação de Pera, onde escutaram a narração da Paixão de Jesus Cristo e visionaram um videoclip intitulado “I see Love” com imagens da “Paixão de Cristo”, de Mel Gibson.

Após este primeiro momento, a caminho da via-sacra foi percorrido pela marginal até entrar na praia local onde decorreram oito das 14 estações da via-sacra. Com textos inspirados nas meditações de Bento XVI sobre a Paixão do Senhor, as estações eram sempre assinaladas com gestos, ações concretas e entrega de símbolos.

Cerca da 1.30h da madrugada, após percorrem as 14 estações da via-sacra, os jovens regressavam à igreja paroquial, onde no terceiro e último momento, refletiram a partir da Sagrada Escritura e de um segundo videoclip, – “Ele vive outra vez”, com música de Brian Littrell –, o mistério da ressurreição e da vida eterna.

Após, a via-sacra seguiu-se um momento de chá e convívio entre os jovens e animadores juvenis, no largo da igreja.

Pub