Inicio | Ambiente

Ambiente

Regadio no Algarve sem restrições, mas próximo ano pode ser difícil

As culturas de regadio no Algarve não estão a ser afetadas pela seca, mas pode haver dificuldades no próximo ano caso volte a chover pouco, alertaram hoje responsáveis pelas maiores associações de regantes da região. Portugal continental continuava em março em seca meteorológica, tendo-se registado um aumento nas classes severa e extrema em consequência dos baixos valores de precipitação, começando …

Ler mais »

Sotavento algarvio já está em seca extrema

A Divisão de Clima e Alterações Climáticas do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertou que o Algarve, entre Faro e Vila Real de Santo António, já está em seca extrema. Em entrevista à agência Lusa, Vanda Pires, daquela divisão do IPMA, explicou que Portugal continental continuava em março em seca meteorológica, tendo-se registado um aumento nas classes …

Ler mais »

Marinha e Universidade do Algarve recolhem dados oceanográficos para Observatório ibérico

A Marinha portuguesa e a Universidade do Algarve estão a realizar medições oceanográficas com um veículo submarino autónomo para reunir informação da costa algarvia que será depois concentrada pelo Observatório Costeiro Ambiental do Sudoeste Ibérico (OCASO), disse um investigador. Flávio Martins é o investigador da Universidade do Algarve (UAlg) que está a coordenar a campanha de medição oceanográfica com o …

Ler mais »

Tribunal Central revoga decisão que deferiu providência de plataforma anti-petróleo

O Tribunal Central Administrativo do Sul revogou a decisão do Tribunal de Loulé que deferia a providência cautelar da Plataforma Algarve Livre de Petróleo (PALP) para travar o avanço do furo em Aljezur, informou ontem a plataforma. A PALP classifica o acórdão do Tribunal Central Administrativo sobre a suspensão de eficácia do Título de Utilização Privativa de Espaço Marítimo (TUPEM) …

Ler mais »

Culatra vai ser uma das ilhas piloto em projeto europeu de energias renováveis

A Ilha da Culatra vai ser uma das ilhas europeias com uma comunidade piloto em energias renováveis ao abrigo de um projeto coordenado pela Universidade do Algarve e selecionado pela Comissão Europeia, anunciou a academia algarvia. O projeto “Culatra 2030 – Comunidade Energética Sustentável”, realizado em parceria com a associação de moradores da ilha, é um dos selecionados pelo Secretariado …

Ler mais »