Inicio | Cultura

Cultura

Incumprimento de prazo trava classificação da Fábrica do Inglês em Silves

O incumprimento de um prazo legal levou à caducidade do procedimento que pretendia classificar a Fábrica do Inglês, em Silves, como Monumento de Interesse Público (MIP), disse hoje a presidente da associação que apresentou a proposta. O anúncio da caducidade do procedimento de classificação como MIP da Fábrica do Inglês, incluindo os jardins e o património móvel integrado, em Silves, …

Ler mais »

Jornadas Europeias do Património deram a conhecer em Silves os “primeiros tempos” da Sé e do seu Cabido

A Câmara de Silves voltou a associar-se às Jornadas Europeias do Património que se celebraram nos passados dias 28, 29 e 30 de setembro, este ano sob o tema “Partilhar Memórias”. A autarquia promoveu um programa que incluiu no dia 30 uma palestra sobre a Sé e o seu Cabido Catedralício proferida por Gonçalo Melo da Silva, investigador do IEM, …

Ler mais »

Historiador Francisco Lameira lembra que a chaminé rendilhada não é a tradicional algarvia

O historiador de arte Francisco Lameira lembra que as chaminés rendilhadas algarvias são uma recriação da década de 50 ou 60 da época do Estado Novo (1933-1974). Aquele professor na Universidade do Algarve refere naquele período “criou-se uma ideia, um estereotipo de chaminé tradicional algarvia”, mas realça que a autêntica, composta por “dois elementos fundamentais – a telha mourisca e …

Ler mais »

Faro destacou a ermida de Santo António do Alto nas Jornadas Europeias do Património

O Município de Faro voltou a associar-se às Jornadas Europeias do Património, que se celebraram nos passados dias 28, 29 e 30 de setembro, este ano sob o tema “Partilhar Memórias”. A Câmara de Faro tem procurado dedicar a iniciativa a monumentos emblemáticos do concelho e este ano o programa, dinamizado, uma vez mais, pelo Museu Municipal, centrou-se na ermida …

Ler mais »

Câmara de Silves dá a conhecer a “memória desconhecida” do Cabido da Sé nas Jornadas Europeias do Património

A Câmara de Silves volta a associar-se às Jornadas Europeias do Património, através da dinamização de um programa especial que teve hoje início e se estende até domingo, 30 de setembro, terminando com uma palestra sobre a Sé e o seu Cabido Catedralício. A intervenção, intitulada “Uma Memória desconhecida. A Sé e o Cabido de Silves nos primeiros tempos”, será …

Ler mais »