Breves
Inicio | Cultura

Cultura

Festival Literário Internacional de Querença homenageia escritor Gastão Cruz

Uma homenagem e a entrega da medalha de mérito cultural ao escritor Gastão Cruz estão entre os destaques do Festival Literário Internacional de Querença, a realizar entre 03 e 05 de agosto, na aldeia algarvia, segundo a organização. Esta é a terceira edição do Festival Literário Internacional de Querença (FLIQ), que tem procurado levar escritores algarvios de destaque na Cultura …

Ler mais »

Museu Marítimo reabre em Faro três anos após encerrar devido a incêndio

O Museu Marítimo Almirante Ramalho Ortigão, o “mais antigo museu do Algarve”, reabre hoje, em Faro, três anos após fechar devido a um incêndio numa sala contígua, disse fonte da Zona Marítima do Sul. João Afonso Martins, segundo comandante da Zona Marítima do Sul, contou à agência Lusa que o museu foi criado em 1889, com o nome Museu Industrial …

Ler mais »

A verdade é que o trabalho dignifica o homem!

Esta semana li uma notícia daquelas de “fait-divers” que na verdade me incomodou. Dizia que a empresa McDonald’s (que tem várias cadeias de restaurantes e em todas aplicará esta medida) substituirá por completo o seu staff por quiosques self-service e até ao ano de 2020, todos os seus estabelecimentos vão ter apenas ecrãs LED. Mais: criaram mesmo um robot (chamado …

Ler mais »

Poeta farense Gastão Cruz recebe Medalha de Mérito Cultural do Ministério da Cultura

O poeta Gastão Cruz foi distinguido com a Medalha de Mérito Cultural “em reconhecimento do inestimável trabalho de uma vida dedicada à poesia”, anunciou hoje o Ministério da Cultura. Na mesma nota, a distinção é ainda justificada pela sua dedicação “à produção literária e à escrita, difundindo amplamente a Língua e a Cultura portuguesas, ao longo de mais de 50 …

Ler mais »

Arqueólogos detetam bairro islâmico onde pensavam estar ermida cristã de Cacela Velha

Os arqueólogos esperavam encontrar a primeira ermida construída em Cacela Velha, após a conquista cristã, mas os vestígios existentes no local pertenciam à necrópole cristã medieval e ao bairro islâmico que a antecedeu, disse uma investigadora. Cristina Garcia, da Direção Regional de Cultura do Algarve (DRCAlg), falou com a agência Lusa da campanha de escavação concluída na última semana para …

Ler mais »