Breves
Inicio | Igreja

Igreja

Portugal vai ter novo santo a 15 de outubro

O sacerdote português Ambrósio Francisco Ferro, morto no Brasil durante perseguições anticatólicas, do século XVII, por tropas holandesas, vai ser canonizado a 15 de outubro, anunciou hoje o Vaticano. O futuro santo faz parte do grupo dos chamados “protomártires do Brasil”, que foram mortos no atual território da Arquidiocese de Natal, então sob jurisdição portuguesa, a 16 de julho de …

Ler mais »

Francisco e Jacinta Marto vão ser canonizados em Fátima no dia 13 de maio

O papa Francisco anunciou hoje no Vaticano que vai presidir à canonização de Francisco e Jacinta Marto em Fátima, no dia 13 de maio, anunciou o Santuário português, em comunicado enviado à Agência Ecclesia. Os dois pastorinhos de Fátima tornam-se assim nos mais jovens santos não-mártires da história da Igreja Católica. A decisão sobre o local e data da canonização …

Ler mais »

Festa das Tochas Floridas voltou a reunir milhares de pessoas em S. Brás de Alportel

Milhares de pessoas, incluindo emigrantes e muitíssimos turistas (portugueses de vários pontos do país e estrangeiros) voltaram a reunir-se em São Brás de Alportel no Domingo de Páscoa para a tradicional Festa das Tochas Floridas, uma manifestação popular da fé em Jesus Cristo ressuscitado. Esta festa, e concretamente a Procissão da Ressurreição, vai-se impondo no Algarve como a segunda de …

Ler mais »

Festa Pequena iniciou as festividades em honra da Mãe Soberana

No Domingo de Páscoa realizou-se em Loulé a Festa Pequena em honra de Nossa Senhora da Piedade, popularmente conhecida como Mãe Soberana, e que constitui o ponto de partida daquela que é considerada a maior manifestação religiosa a sul do Tejo: a Festa Grande, que decorrerá no dia 30 deste mês. Acompanhados por uma multidão e pela banda da Sociedade …

Ler mais »

Trinta e um adultos receberam nas paróquias algarvias os sacramentos da iniciação cristã

Trinta e um adultos receberam em todas as paróquias algarvias os sacramentos da iniciação cristã (batismo, crisma e comunhão) na noite de Sábado Santo para Domingo de Páscoa. Na Vigília Pascal na catedral de Faro, a que presidiu, o bispo do Algarve batizou, crismou e deu a primeira comunhão a quatro deles, provenientes da paróquia anfitriã da Sé, destacando naquela …

Ler mais »