Inicio | Opinião

Opinião

«Classe média da Santidade»

«A santidade não te torna menos humano, porque é o encontro da tua fragilidade com a força da graça.» São palavras fortes, mas simples e compreensíveis, como todas as que o Papa Francisco dirige aos cristãos, em mais uma exortação apostólica a que deu o nome de Gaudete et exsultate (Alegrai-vos e Exultai). Desafia-nos à santidade e a encontrar, nas …

Ler mais »

A Páscoa de Francisco

O Papa Francisco contou o seguinte, na sua homilia do dia de Páscoa, proferida perante milhões de pessoas e difundida pelo mundo inteiro, através dos media: «Ontem telefonei a um jovem que sofre de uma doença grave, um rapaz culto, engenheiro, e falando, para dar um sinal de fé, disse-lhe: «Não há explicações para o que te acontece. Olha para …

Ler mais »

A vã glória humana

Gosto de tentar analisar o ser humano a partir de fora. Sobretudo, nós, que nos dizemos seres racionais, estamos cheios de irracionalidade. E o que me tem encantado nesta análise, nos últimos tempos, é encontrar permanentemente a busca da efémera e vã glória humana por todos os meios e formas. Comecemos pela busca da glória humana à custa de um …

Ler mais »

Papa Francisco: Cinco anos de «Revolução da ternura»

Cinco anos passaram desde que o então arcebispo de Buenos Aires, Jorge Mario Bergoglio, «vindo do fim do mundo», foi escolhido para bispo de Roma pelos seus irmãos cardeais. Um novo estilo, próximo, afetivo, encarnado, atento à condição de cada pessoa e de cada situação marca o ministério de Pedro na Igreja contemporânea. Começou, então, nesse final de um dia …

Ler mais »

“Trumpalhadas” e outros casos da vida real

«As multidões procuravam-No [Jesus] e, ao chegarem junto d’Ele, tentavam retê-Lo, para que não Se afastasse delas. Mas Ele disse-lhes: «Tenho de anunciar a Boa Nova do reino de Deus também a outras cidades, pois para isso é que fui enviado» (4, 42-43)». Todos vimos, nas últimas semanas, a polémica que tem vindo a causar a decisão do Presidente Trump …

Ler mais »