Breves
Inicio | Opinião

Opinião

O tempo é de luto. Só isso.

Por estes dias é inevitável não abordar a questão dos grandes incêndios que deixaram o nosso país de luto. Poderia abordar este tema de várias perspetivas: uma análise pura e dura dos acontecimentos e das ações tomadas pelos decisores; uma análise sobre os problemas gerados pela desflorestação e pelo abandono da terra e da pastorícia; uma análise sobre a cobertura …

Ler mais »

Londres ou o silêncio que fala da desgraça

Acredito que todos os que leem este meu texto sabem do que se passou em Londres esta semana e em Manchester, na anterior. Mais um atentado, que matou e feriu muitas pessoas. Acredito que menos saberão do que se passou no Egipto, pouco antes, com a morte de vários cristãos coptas, que se deslocavam a um mosteiro, em peregrinação. Todos …

Ler mais »

O exemplo do simples

Quem me conhece sabe que em determinados momentos me impaciento, penso que não vou conseguir atingir uma determinada meta e sofro com isso. Mas, ao contrário do que possam pensar, não desisto. Posso desanimar, sofrer muitas vezes calado, viver momentos de stress, mas sigo em frente, porque acredito em várias coisas. Nesses momentos, por norma olho para o lado e …

Ler mais »

Baleia Azul – “jogo” ou castigo?….

Tema da atualidade tem sido, nos últimos dias, o “jogo” Baleia Azul. Chamo-lhe” jogo”, por ser assim que todos se têm referido a este sinistro conjunto de reptos que, online, são propostos a quem resolve “aderir”. Ao que se sabe, a origem deste fenómeno é uma rede social russa e países como o Brasil possuem largos números de seguidores/participantes. A …

Ler mais »

Uma França bicolor…

Dei por mim a pensar, nestes dias, nas cores da bandeira francesa. Três: branco, azul e vermelho. Poucos conhecerão a simbologia desta bandeira tricolor (aliás, poucos conhecem a simbologia da bandeira nacional…), mas a verdade é que quando ela se ergue num qualquer mastro fala da história de um país e da sua relação com os valores que lhe são …

Ler mais »