Inicio | Opinião

Opinião

Pontes, todas as pontes do mundo

«Os construtores de muros, sejam eles de arame farpado ou tijolos, irão acabar por ficar prisioneiros dos muros que construíram», disse o Papa Francisco no regresso da sua última viagem apostólica, realizada nos passados dias 30 e 31 de março a Marrocos, viagem essa marcada sobretudo pelo tema do diálogo inter-religioso. Este tema é caro ao Sumo Pontífice, que alerta, …

Ler mais »

Jejum ou Jejum?!…

Neste tempo de Quaresma muito falamos, nós cristão, do jejum. Mas o que me parece é que, muitas vezes não sabemos bem do que nos devemos afastar, para que o nosso coração fique verdadeiramente preparado para viver a Páscoa do Senhor. Sim, porque jejuar é precisamente um rito de purificação, um ato de amor que nos leva a aproximar de …

Ler mais »

A violência e desigualdade nunca podem ser cristãs!

Não conheço, nem nunca vivi uma cena de violência doméstica. É algo que não compreendo, nem o porquê, nem o como isso é possível. Se presenciei discussões familiares? Sim, como em todas as famílias. Mas para mim é impensável que uma mulher seja agredida verbalmente e, mais ainda, fisicamente. Por isso, nos últimos tempos, tenho-me sentido atónito quando um juiz …

Ler mais »

Testemunho jovem é dom de Deus

Há semanas abeirou-se de mim um jovem que queria renegar o seu batismo. Esse jovem tomou essa decisão, ao contrário da maioria das vezes que isto acontece, não para supostamente fugir a algum imposto social na Alemanha, mas porque, dizia, «era ateísta e tinha a certeza, não acreditava que a religião cristã, ou qualquer outra, tivesse alguma influência positiva na …

Ler mais »

Sair com vontade de ficar, ou ficar com vontade de sair

Nos últimos dias temos assistido à intensa discussão que envolve o Reino Unido e que o abala, bem como à Europa, com uma das mais dramáticas crises dos últimos anos: o Brexit. Na verdade, a Inglaterra teve sempre, ao longo da história, vários momentos de afirmação, que fizeram com que colidisse com os demais países. Não olhando ao mérito que …

Ler mais »