Breves
Inicio | Opinião

Opinião

A estrada que já não existe

No passado sábado, depois de muitos dias, longuíssimas horas de ansiedade e apreensão, foram retirados todos os corpos dos que faleceram no colapso da estrada que estava localizada em Borba, junto a uma pedreira. As minhas primeiras palavras e as minhas orações vão, naturalmente, para todos os que perderam familiares neste trágico acidente, neste dramático evento que a todos nós …

Ler mais »

Números para refletir

Hoje, mais do que vos apresentar as minhas reflexões, vou somente apresentar factos, para que cada um de vós os possa analisar e refletir sobre eles. Números para refletir. Talvez consigam chegar a conclusões mais interessantes e sábias do que todas as que me passam pela cabeça ao olhar para os números de que vos vou falar, pois, na verdade, …

Ler mais »

Giuseppe Cocco, um Santo dos nossos dias

Foi apenas há alguns dias que nos deixou. Calma e silenciosamente, com a descrição e a simplicidade com que sempre viveu. Regressou aos braços do Pai, depois de uma vida intensa, de trabalho e de apostolado. Ao longo dos noventa e e oito anos da sua vida, não fez mais do que dar-se diariamente aos outros. Com a intensidade, com …

Ler mais »

Mudar a forma de olhar o amor

Em tempos que já lá vão, o casamento não era encarado como uma união assente no amor e na vontade dos esposos, sobretudo nas classes mais abastadas. Todos sabemos isso. Casar era uma necessidade, diz-se no primeiro volume de Casamentos da Família Real Portuguesa1 , quer fosse «para assegurar continuidade dinástica», quer «para estabelecer novas alianças ou reforçar as já …

Ler mais »

“Sem medos”

A 15.ª assembleia geral ordinária do Sínodo dos Bispos, com o tema ‘Os jovens, a fé e o discernimento vocacional’, decorre até 28 de outubro. Reunidos para debater a relação dos jovens com a Igreja estão bispos de todo o mundo e representantes de organizações que trabalham com os jovens. Das notas que têm saído dos trabalhos, percebe-se um sentimento …

Ler mais »