Breves
Inicio | Opinião

Opinião

Outra vez, não!

Sempre achei que o povo português é demasiado pessimista e fatalista. Não sei se isso é resultado ou consequência do mito sebastianista ou se é próprio da cultura de um povo que outrora dominou a Europa e mundo e que, depois de séculos de má gestão politica e pública, é apenas um pequeno país periférico do sul deste continente. Sei …

Ler mais »

Cristo inclui, não exclui!

O nosso país, pelo menos do ponto de vista histórico, sempre foi um multicultural e tolerante para com todas a etnias. Exemplo paradigmático disso é o facto de a escravatura no império português ter sido abolida em 1761 pelo Marques de Pombal, que era, digamos assim, uma espécie de ditador iluminista, embora essa abolição demorasse mais de 100 anos a …

Ler mais »

O cristão não é populista, é evangélico!

«Disse Jesus: “Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto. (…) um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele. Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu …

Ler mais »

Afinal o que é um coração crente?

Na minha última crónica falava da necessidade de um coração crente de viver em verdade. Essa necessidade que eu, enquanto cristão e sacerdote, acho que todos deveríamos ter de fomentar o espírito de honestidade, de justeza, de boa-fé. Mas mais, uma necessidade que vejo como humana, tão humana que se não a sentirmos estamos a afastar-nos daquilo que deveria ser …

Ler mais »

Um coração crente precisa de viver a verdade!

A mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais deste ano espelha bem a preocupação do atual Papa de se aproximar das pessoas e, simultaneamente, a compreensão que tem da comunicação como fonte primeira de aproximação da e à Humanidade. O coração – símbolo maior do amor – de cada um deve ser o centro da visão que se pretende …

Ler mais »