Breves
Inicio | Opinião

Opinião

Medo?!…

  Atacaram um jornal de humor polémico e cáustico; interrompeu-se assassinamente um concerto de uma banda lendária de metal; fizeram com que as nossas viagens de avião fossem autênticas inspeções humanas, ao ponto de uma simples tampa decorativa para garrafas de vinho poder ser um instrumento ultra perigoso; sem armas de fogo começaram a atacar todos, com simples objetos vulgarmente …

Ler mais »

Pelo rigor, há copos e mulheres em todos os lugares do mundo

Confesso que ponderei longamente se deveria escrever sobre este tema. Ao longo dos últimos dias tanto foi dito, tanto se escreveu e comentou. Que poderia eu acrescentar? Mas não resisto, porque na verdade, como a maioria, senão a totalidade dos portugueses, me senti incomodado com as declarações do Sr. Dijsselbloem, Presidente do Eurogrupo. Vou reproduzi-las na integra, para algum mais …

Ler mais »

Os extremos tocam-se…

A actualidade desta semana foi marcada por dois acontecimentos, um nacional e outro internacional: por cá, um grupo de alunos da Universidade Nova de Lisboa entendeu que era um ato legítimo e democrático fazer o que podia para impedir que um cidadão deste país – no caso, era Jaime Nogueira Pinto, conhecido politólogo e professor catedrático – pudesse proferir uma …

Ler mais »

Uma Quaresma de renovação

Hoje foi dia de Carnaval. Muita música, muita dança, muita animação reinou pelas ruas e praças das nossas cidades, pelos canais de televisão, pelas instituições e colectividades. Importava, nestes dias, ser feliz. Ou, pelo menos, ser feliz para a foto, para selfie, que nos fez acreditar que o mundo pode ser sempre assim. Plumas, lantejoulas, brilhos. Cor, fantasia, sátira. Tudo …

Ler mais »

Diz que disse

Temos uma facilidade significativa – não digo enquanto povo, mas enquanto espécie – de dizer coisas, de falar simplesmente por falar, de produzir discursos mais ou menos elaborados, que muitas vezes são perfeitamente vazios de sentido e não acrescentam nada às nossas vidas. Falamos dos outros e ouvimos o que os outros falam dos outros. E, pior ainda, muitas vezes …

Ler mais »