Igreja do Algarve em festa pela ordenação de novo diácono rumo ao sacerdócio
Inicio | Opinião

Opinião

O Mercado de Faro – Uma Herança Mediterrânea

Tendo surgido na Mesopotâmia e no Antigo Egipto, os mercados constituem uma característica das antigas civilizações do mediterrâneo, das quais Portugal é herdeiro. O Mercado de Faro – Uma Herança do Mediterrâneo, livro recentemente publicado pelo AMBIFARO, pretende dar a conhecer os mercados que existiram na cidade como resultado das tradições ancestrais que nos unem a culturas e civilizações mediterrânicas. …

Ler mais »

O Juiz sem pecados

Jesus (João 8, 1-12) pregava em Jerusalém, no templo, onde se reuniu uma multidão à sua volta. Era manhã cedo e o Senhor, provavelmente sentado num local onde o poderiam ver e escutar, é confrontado com a seguinte situação: os Fariseus, um grupo de judeus devotos e que levavam a Torá1 à letra, apresentam-lhe uma mulher e dizem-lhe que a …

Ler mais »

Um país, duas identidades, a mesma nação?!

Chego à hora marcada para o pequeno-almoço. No dia anterior, havendo dificuldade de agenda para ambos, decidimos que a melhor forma de nos encontrarmos seria às 8:30, para tomarmos esta refeição juntos e conversamos sobre os diversos assunto que nos unem. Sei que ele é Espanhol, penso que da Andaluzia. Mas não. É da Catalunha. E a conversa, a quinze …

Ler mais »

E que tal irem lá para fora resolver isto?…

Em todas as turmas escolares a que pertenci havia gandulos. A figura do gandulo sempre me questionou, encantou-me e fez-me refletir. Aliás, desde sempre me fascinou analisar quem fosse possuidor de um tremendo grau de estupidez humana e que se limitasse a usar a agressividade como forma de se impor aos outros. O gandulo usava o medo e o terror …

Ler mais »

Regresso à 125

Acabado o Verão, muitos estão com a sensação de que retomam as suas rotinas, os seus ritmos de trabalho, as suas preocupações. Eu não me identifico com essa faixa da nossa população. O Verão é um tempo igual, senão mesmo muito mais complicado para mim. Não há paragens ou descansos. Mas esses que, depois das férias descobrem as alterações dos …

Ler mais »