Inicio | Opinião

Opinião

O mar que vejo da minha janela

Da minha janela vejo o mar. Não o mar calmo e azul do Algarve, o mar que aprendi a amar e ao qual desejo regressar sempre, mas o mar agreste do norte, aquele que separa a Escócia da Irlanda, dois países que têm muito mais em comum do que a maioria das pessoas sabe, já que partilham uma origem, antepassados, …

Ler mais »

A Família na vivência do Evangelho

«Testemunhar o Evangelho da Família» é o percurso do assumir da Pastoral neste novo ano, ora iniciado e que se prolongará por uma significativa parte de 2020. Estamos na derradeira etapa anual deste triénio, iniciado em Setembro de 2017 sob o tema «Anunciar o Evangelho da Família – edificar a sua casa sobre a rocha». Trata-se de um empolgante e …

Ler mais »

A comunhão da fragmentação

Enquanto escrevo, o povo com maior influência linguística na Europa e no mundo neste último século continua em suspenso para saber se os seus políticos aprovam ou não o regresso à total separação económica do Reino Unido da União Europeia. Se tal acontecer, entramos, provavelmente numa era anacrónica. O povo que deu origem à maior língua desta organização económica, política …

Ler mais »

Caminharmos juntos, com e pela Amazónia

Nos últimos dias, o mundo cristão católico tem sido animado pelas notícias do início do Sínodo da Amazónia, cujo tema é: “Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. O que na verdade acontece, estou certo, é que muitos, católicos e não católicos, não saberão o que é este evento. Ele foi instituído pelo Papa São Paulo VI …

Ler mais »

A Irmã Maria Antónia

«Pensemos nas crianças (…) usadas e exploradas nas nossas estradas por muitos, inclusive cristãos, que perderam o sentido da sacralidade própria e alheia. Como aquela menor de corpinho frágil, encontrada uma noite em Roma, com uma fila de homens a bordo de carros luxuosos para dela se aproveitarem. E, no entanto, poderia ter a idade das suas filhas… Que grande …

Ler mais »
Folha do Domingo

GRÁTIS
BAIXAR