Pub

A inauguração oficial foi efectuada pelas 11h00 do dia 6, com a presença de Isilda Gomes, Governadora Civil de Faro, de Joaquim Rodrigues, Director Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, de António Madeira, Director dos Serviços de Veterinária da Região do Algarve, de Silva Maria, Director da Alfândega de Faro, de Rui André, Presidente da Câmara Municipal de Monchique (CMM), dos presidentes das freguesias de Alferce, Marmelete e Monchique, entre outras individualidades.

O certame foi animado nos dois dias, em vários momentos, pela banda “Farra Fanfarra” que prima pelo improviso e pelos géneros jazz e ska. No sábado, teve ainda lugar o Festival Internacional de Acordeão e a actuação das Xaile, no domingo foi a vez de Fernando Mendes apresentar o seu espectáculo de comemoração dos 30 anos de carreira “Mendes.come”.

Paralelamente, às actividades na tenda, decorreu uma mostra gastronómica em diversos restaurantes locais e a“Festa Rija” onde foram apresentados 9 cocktails à base de aguardente de medronho.

Em termos de segurança esta 17.ª edição de Feira “teve um balanço positivo” segundo Marco Águas, Comandante da GNR de Monchique, “porque não houve qualquer incidente a registar”, acrescentando ainda, que teve conhecimento “de pessoas que alugaram um autocarro para poder usufruir da gastronomia e da oferta à base da aguardente de medronho”.

Segundo Rui André, Presidente da Câmara Municipal de Monchique, “esta feira foi a que, até agora, teve a participação de mais produtores”. A qualidade foi, segundo o autarca, “a grande bandeira, tendo sido convidados técnicos da ASAE para a descarga dos produtos e disponibilizado um Livro de Reclamações no stand da CMM” acrescentou ainda que “os produtores têm consciência que o caminho é a qualidade”.

As grandes novidades deste ano foram a alteração da disposição dos stands, “permitindo uma melhor circulação das pessoas”, o prolongamento do horário da feira e a comercialização, pela primeira vez, de compotas de medronho, de melosa engarrafada e de cocktails à base de aguardente de medronho.

Lúcia Costa

Clique na foto para ver mais fotos

Pub