Pub

O Cenáculo é uma atividade nacional, dirigida aos membros da IV secção do CNE, Caminheiros e Companheiros (escuteiros com idades compreendidas entre os 18 e 22 anos), apresentando-se, essencialmente, como um espaço informal que pretende promover e incentivar o debate entre aqueles escuteiros sobre temáticas com interesse para o desenvolvimento da secção e, consequentemente, para o progresso educacional do escutismo católico.

A iniciativa, que decorreu este ano em Lagos, na Escola EB 2.3 das Naus, subordinada ao tema do empreendedorismo, deu aos jovens escuteiros católicos a “oportunidade de partilhar experiências, aprender e, através da vivência escutista desse fim de semana, trazer para os seus agrupamentos e paróquias ideias para se trabalhar na comunidade”, explicam os organizadores.

“Esta atividade pretendeu ser um espaço informal de debate, reflexão e partilha sobre aspetos da vida cristã, nas suas dimensões pessoal e social. Todos os participantes consideraram-na um sucesso, uma vez que puderam aprender bastante e valorizar as suas competências pessoais”, acrescenta ainda a Equipa Projecto, responsável pela organização do Cenáculo que decorreu tendo como imaginário o fantástico mundo de corsários e piratas.

Além dos plenários e apresentações realizados na escola onde estavam acantonados, os Caminheiros puderam ainda marcar a sua presença, através de uma visita à Caravela Boa Esperança, e prestar o seu contributo à comunidade local, através da animação de uma eucaristia na paróquia de Santa Maria.

Samuel Mendonça

Pub