Pub

Em Faro as comemorações iniciam-se dia 24 de abril com um espetáculo de tributo a Zeca Afonso. Este espetáculo terá lugar às 22 horas no Passeio da Doca. No dia seguinte, 25 de abril, realizar-se-á a cerimónia de hastear das bandeiras seguida de uma assembleia municipal de jovens, que irá acontecer pelas 10 horas no Salão Nobre da Câmara Municipal.

A Assembleia Municipal de Jovens é organizada pelo Juvfaro (Conselho Municipal de Juventude do Município de Faro) e é um projeto dirigido às escolas de ensino secundário e universitário, que pretende envolver os estudantes na vida do município, contribuindo assim para a sua formação cívica, e dando-lhes a possibilidade de conhecer melhor as funções e o funcionamento dos órgãos autárquicos.

As comemorações oficiais em Faro terminam no Museu Municipal onde, às 12h00, terá lugar a inauguração da exposição "25 de Abril, um olhar sobre a Liberdade” que se apresenta como o resultado final de um desafio lançado pela Câmara Municipal às turmas do 1.º ciclo do concelho que foram convidadas a idealizar cartazes alusivos aos principais símbolos e mensagens proporcionadas por essa nova página da história do país. Esta exposição estará patente até ao dia 6 de maio.

Em Silves, a autarquia, em conjunto com as várias freguesias e associações, oferece um amplo leque de atividades desportivas, culturais, religiosas e protocolares a todo o concelho. Algoz irá receber o XIII Passeio da Liberdade em Motos e um torneio de snooker, ao passo que em Pêra terá lugar uma arruada com a Banda Filarmónica da Casa de Povo de Alcantarilha. Em S. Bartolomeu de Messines, as comemorações serão feitas com atividades desportivas como atletismo e BTT, culturais com um concerto de piano e uma exposição de fotografia, e atividades pedagógicas com oficinas criativas e de escrita. Em Silves, terá lugar o concerto “Jazz com todos”, a “Segunda Mal’Dita”, pinturas ao vivo, passeio de BTT, exposição de pintura, arruada com a Banda da Sociedade Filarmónica Silvense, marcha pedestre e passeio 4×4.

Para assinalar a conquista da liberdade e da democracia em Portugal, Lagos irá também promover um conjunto de iniciativas culturais que irão decorrer até dia 29 de abril. No dia 24 será apresentada na Biblioteca Municipal uma exposição bibliográfica intitulada “Porque é Livre como o Vento! – Leitura proibida no Estado Novo”. O dia 25 de abril contará com a cerimónia protocolar do hastear da bandeira, acompanhada por hinos interpretados pela Banda Filarmónica Lacobrigense 1º de maio e a realização da Sessão Solene conjunta da Câmara, da Assembleia Municipal e da Assembleia da Juventude, que integra a intervenção dos grupos políticos representados no órgão deliberativo e a participação de escolas do concelho. Durante todo dia o concelho irá também receber várias iniciativas recreativas e desportivas, tais como um passeio 4×4 e um baile.

Em Loulé, as atividades de comemoração do 25 de abril arrancam dia 24, pelas 21h30, com a projeção do filme “Capitães de Abril”, no Cine-teatro Louletano. No dia 25, o dia inicia-se às 9 horas com foguetes e morteiros, seguindo-se, às 9h30, a cerimónia de hastear da bandeira que será acompanhada pelo Hino Nacional interpretado pela Banda Filarmónica Artistas de Minerva. A Banda irá ainda interpretar um dos símbolos de abril, “Grândola Vila Morena”. Pelas 16h30 terá lugar, na Casa da Cultura de Loulé, o espetáculo “E foi assim que abril chegou”, uma peça que irá recordar as vivências do povo português antes da Revolução. Ao longo do dia, a autarquia promove também várias atividades desportivas no Parque Municipal.

Em Olhão as celebrações iniciam-se dia 24 pelas 21h30 com um concerto de Luís Galrito e Canto Livre, no Auditório Municipal. No dia 25, terá lugar o desfile da Banda Filarmónica 1º de dezembro e do Corpo de Bombeiros Municipais, seguido da cerimónia de hastear das Bandeiras. As comemorações estendem-se por todo o concelho, com atividades recreativas, culturais e desportivas.

Em Albufeira, o dia 25 inicia-se também com a cerimónia de hastear das Bandeiras, que será celebrada em todo o concelho. De seguida, a autarquia irá inaugurar a Rua José Cabrita “Santos”, em homenagem ao ex-presidente da Junta de Freguesia da Guia, falecido em 2010. Pelas 18 horas, e a encerrar a data, será inaugurado o mais recente Posto de Turismo de Albufeira, situado à entrada da cidade.

Em Portimão, as cerimónias oficiais têm início às 10h30 com o hastear das Bandeiras e a interpretação do Hino Nacional e de alguns dos temas do cancioneiro de abril, pelo Conjunto Coral do Curso Profissional Academia/ESPAMOL e pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão, seguindo-se uma arruada e largada de pombos. Ao longo do dia terão ainda lugar várias atividades desportivas e recreativas, com música, dança, folclore e animação para todos. Pelas 17 horas, terá também lugar a última assembleia participativa, que permite uma demonstração prática de democracia responsável.

Sob o mote “Viver abril”, as comemorações no concelho de Vila Real de Santo António começam às 8 horas com o hastear da Bandeira na freguesia de Vila Nova da Cacela, cerimónia que se repetirá em Vila Real de Santo António e Monte Gordo, às 9 horas e 9h30 respetivamente. Às 10 horas terá lugar a habitual Sessão Solene, seguida por uma largada de pombos na Praça Marquês de Pombal pelas 11h10. Depois desta largada, as iniciativas serão focadas na promoção da prática desportiva, com um passeio de BTT, algumas provas de atletismo, jogos tradicionais e até aulas de dança. A programação encerra em Monte Gordo com um baile, às 22 horas, frente ao casino.

Pub