Pub

Acompanhados por professores, os estudantes convergiram ao início da manhã para o Jardim da Alameda João de Deus onde teve lugar o acolhimento, por volta das 10.30h, e onde terá lugar o encerramento, por volta das 16h.

Oriundos das escolas EB 2.3 D. Dinis de Quarteira e EBI de Salir (do concelho de Loulé), Colégio de Nossa Senhora do Alto de Faro, EB 2.3 D. Afonso III de Faro, EB 2.3 Dr. José Neves Júnior de Faro e EB 2.3 Santo António de Faro (do concelho de Faro), EB 2.3 João da Rosa de Olhão, EB 2.3 Prof. Paula Nogueira de Olhão e EB 2.3 Dr. António João Eusébio de Moncarapacho (do concelho de Olhão), EB 2.3 Poeta Bernardo de Passos de São Brás de Alportel (do concelho de São Brás de Alportel), os alunos de EMRC começaram por se apresentarem, por escolas, com recurso a coreografias e danças, canções e outras formas de expressão.

Depois do almoço iniciaram um Jogo de Cidade, constituído pela descoberta, observação e registo de vários elementos, com recurso a várias pistas. O percurso inclui passagem pelo Largo de São Francisco e pela cidade velha, incluindo o Largo da Sé, e terminará com o regresso ao Jardim da Alameda.

Ali, os participantes realizarão uma coreografia final com fitas recolhidas ao longo do jogo da tarde.

Para além deste encontro, organizado pelos professores de EMRC participantes com o apoio do Secretariado do Ensino da Igreja nas Escolas da Diocese do Algarve, era também habitual realizarem-se anualmente outros para outros anos de escolaridade. No entanto, isso não acontecerá este ano.

Edite Azinheira, do Secretariado Diocesano do Ensino da Igreja nas Escolas (SDEIE), explica à FOLHA DO DOMINGO que este é um ano de “paragem”. “Conversámos e houve um grupo de professores que resolveu parar para refletir sobre estes encontros, para ver se valeria a pena continuar a participar nestas iniciativas. Outros continuaram a apostar neles e acharam que não deveriam parar”, revela aquela responsável, lembrando que “antes participavam muito mais escolas” nestes encontros.

O ano passado, os alunos do 7º e 8º anos de escolaridade celebraram o Dia de EMRC no Parque das Cidades, em São João da Venda (Almancil), e os alunos do 5º e 6º anos no Badoca Safari Park, em Vila Nova de Santo André, Santiago do Cacém (Setúbal).

Samuel Mendonça

Pub